Logo -
sombra

Minas Gerais inaugura Núcleo de Criadores

31 DE JULHO DE 2015 - ATUALIZADA EM 31 DE JULHO DE 2015 | Redator: Kamilla Alves/ABCCC

Nos verdes campos da Fazenda Terras de Kuberá, a raça deu um grande passo. No dia 5 de julho, cerca de 50 criadores e interessados pelas funcionalidades oferecidas pelo cavalo Crioulo, reuniram-se na região do triângulo mineiro, em Uberaba/MG, para a inauguração do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Minas Gerais (NCCCMG).


 


Em nome da Associação, prestigiaram o evento o vice-presidente de Comunicação e Marketing, Onécio Prado Júnior, o analista de expansão, Gerson Medeiros. Representando os técnicos e fazendo parte da diretoria da recém formada organização, estava Heitor Coelho ao lado do criador Marcelo Móglia. Ao transcorrer da inauguração, Medeiros explanou um pouco sobre a história da raça, bem como das modalidades e particularidades abrangidas pelo Crioulo.


 


Segundo o analista, a fundação do NCCCMG foi realizada na hora certa. Principalmente, porque caminha lado a lado ao movimento de expansão e fomento da raça nessa região e, também, por ser a única instituição representante do cavalo Crioulo no estado mineiro. A localidade, além de apresentar alto potencial para o crescimento da criação de exemplares, possui um excelente rebanho de zebuínos. “A região conta com grandes fazendas de gado o que gera a necessidade de utilizar cavalos propícios para essa função”, ressalta.


 


Embora o Crioulo não seja a raça dominante no manejo com o gado, ele vem conquistando espaço. Um exemplo disso é a própria fazenda onde foi realizado o evento, na qual o proprietário Antônio Abílio, mostrou-se bem interessado pelas inúmeras qualidades apresentadas pelos animais com que teve contato.


 


Dentre as ações da entidade, um dos primeiros propósitos é fixar a sede da instituição nas dependências do parque da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e, paralelamente, reservar um espaço nas imediações do local para a realização das exposições organizadas pela ABCCC. Segundo Onécio Prado Júnior, cavalo Crioulo e Zebus devem se unir em maio de 2016, quando a intenção é realizar uma Morfologia Passaporte junto à Expozebu. Outro ponto alto da parceria entre as raças será o julgamento simultâneo dos grandes campeonatos com a atribuição das notas aos zebuínos na pista principal.


 


Formalização a caminho


 


Após a apresentação da organização, a próxima etapa é a oficialização perante a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) que só pode ser realizada a partir do encaminhamento da documentação com os dados completos da futura entidade. Segundo o presidente do Núcleo Marcelo Moura, os tramites necessários para a conclusão do processo já estão sendo concluídos e em breve o órgão poderá contar com a homologação de sua fundação.