Logo -
sombra

Região 5 já tem seus finalistas ao Freio de Ouro 2015

26 DE JUNHO DE 2015 - ATUALIZADA EM 29 DE JUNHO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Exemplares de seis estados diferentes, oito vagas em jogo e a chance de fazer história na pista do Parque Assis Brasil. Foi isso que motivou 27 conjuntos a mostrarem suas performances em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina. Porém, após três dias de disputa no estado que reúne a segunda maior manada da raça, Aurora Torena e Sargento do Itapororó lideraram um grupo de seis finalistas garantidos na decisão do Freio de Ouro.


 


Ao que tudo indica, 2015 parece ser um bom ano para Aurora. Isso porque a Cabanha Torena, de Viamão/RS, conseguiu já na estreia da fêmea alcançar o oitavo lugar no Bocal de Ouro. Nada mal para quem está ingressando no maior circuito funcional da raça e que em sua primeira semifinal ao Freio protagonizou a disputa entre as matrizes desde as primeiras placas nas Andaduras.


 


No lado dos garanhões, a supremacia de Sargento do Itapororó na prova também chamou a atenção. O macho zaino da Cabanha Itapororó/Santa Marta, de Alegrete/RS, despontou já na avaliação morfológica e, apesar de General da Maior, da Cabanha Maior, de Painel/SC, impor uma dura concorrência, somente no julgamento das Andaduras ele deixou a ponta.


 


No caminho certo


Para o criador Paulo Fernando Victor Pereira, é com muita alegria que ele vê o resultado de seu primeiro trabalho ser reconhecido. Afinal, Aurora Torena não é só uma fêmea com um bom futuro pela frente. Ela é o primeiro exemplar com a sua marca e que consegue fazer isso já de largada. “Entrar em Esteio é um divisor de águas e para nós já foi uma vitória ter entrado no Bocal. Lá a gente sabia que ela podia dar mais e isso aconteceu aqui”, comemora.


 


Confirmação de linhagens


Segundo Carlos Loureiro de Souza, administrador do Condomínio Itapororó/Santa Marta, a conquista reforça o sucesso do trabalho desenvolvido com cada exemplar. E no caso específico de Sargento do Itapororó, é com tranquilidade que ele diz apostar na genética junto à sintonia entre o garanhão e o comando de Raul Lima. “É o trabalho de muitos anos que se concretiza a cada animal classificado para o Freio”, enfatiza.


 


Desafio intenso


De acordo com o jurado Douglas Leite Gonçalves - que conduziu a avaliação juntamente com Ciro Manoel Canto de Freitas e José Francisco Pereira de Moura – os novilhos realmente criaram uma dificuldade bastante forte, principalmente entre as fêmeas. “Foi uma classificatória de bom nível e qualidade técnica, mas algumas éguas não atingiram a pontuação mínima pelo desafio imposto pelo gado”, esclarece.


 


Questionado sobre o desempenho dos primeiros colocados, Gonçalves observa ainda que Aurora Torena impressionou por sair com uma baixa pontuação morfológica e se destacar tanto na funcionalidade. Razão que conferiu a Antonieto Rosa o reconhecimento de sua performance como o Ginete Destaque.


 


Freio de Ouro 2015


A seletiva organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos no Parque Tancredo de Almeida Neves contou com o apoio do NCCC Oeste Catarinense e a supervisão do técnico credenciado Adolfo José Martins Neto. Além dos criatórios anfitriões, expositores do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás também participarão da semifinal. Realizado pela ABCCC, o Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Banrisul e Supra.


 


Confira aqui o resultado final (ainda não homologado pela ABCCC):


 


FÊMEAS


1º Lugar (Classificada)


Aurora Torena, filha de BT Quadrilheiro e Mulata de Santa Adriana, criador e expositor Paulo Fernando Victor Pereira, Cabanha Torena, Viamão/RS


Ginete: Antonieto Rosa 


Nota: 18,863


 


2º Lugar (Classificada)


Belle Flor y Luna, filha de Dom Carrasco do Purunã e Butiá Serenata, criador Agropecuária Belle Ltda, expositor Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraíso, Curitiba/PR


Ginete: Luiz Fernando Rodrigues de Rodrigues


Nota: 18,222


 


3º Lugar


Quebrada do Itapororó, filha de Mañanero Zapatazo e Gaviota do Itapororó, criador Nestor M.Jardim Neto/Maria L.F. Jardim, expositor Condomínio Rural Itapororó/Santa Marta, Cabanha Itapororó Santa Marta, Alegrete/RS


Ginete: Raul Lima


Nota: 17,737


 


 4º Lugar


Guaycuru Huelva, filha de AS Malke Cartucho e Madrileña Puacá, criador Edmundo Torres Neto, expositor Jorge Purcallas e João Correa, Cabanha Profecia e Rancho Queimado, Santo Antônio Do Pinhal/SP


Ginete: Diogo Fontoura


Nota: 17,649


 


MACHOS


1º Lugar (Classificado)


Sargento do Itapororó, filho de Macanudo do Itapororó e Princesa do Itapororó, criador Nestor M. Jardim Neto/Maria L.F. Jardim, expositor Condomínio Rural Itapororó/Santa Marta, Cabanha Itapororó Santa Marta, Alegrete/RS


Ginete: Raul Lima


Nota: 20,076


 


2º Lugar (Classificado)


General da Maior, filho de Buenaço da Maior e JC Atrevida, criador e expositor André Ricardo Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/SC


Ginete: Fábio Teixeira da Silveira


Nota: 19,502


 


3º Lugar (Classificado)


Santa Laura Gallardo, filho de Festeiro do Itapororó e Quilapy Charamusca, criador e Expositor Luciano Daniel Erhart, Cabanha Dom Felipe, Portão/RS


Ginete: Adriano A. Streck


Nota: 19,120


 


4º Lugar (Classificado)


Urânio do Itaó, filho de Desafio de Santa Edwiges e La Gringa do Infinito, criador Cássio Souza Bonotto, expositor Everson Luciano da Rosa, Cabanha Estribeira, Novo Hamburgo/RS


Ginete: Antonieto Rosa


Nota: 18,812


 


 


Veja também


Aurora Torena e Sargento do Itapororó lideram disputa ao Freio de Ouro em SC


 


Dois dias de alternâncias de posições entre os machos e a defesa da ponta entre as fêmeas foi o panorama visto na definição dos 20 conjuntos que voltam à pista do Parque Tancredo Neves. Este é o embate que espera o público na manhã deste domingo em Chapecó quando a soma das placas decidirá quem serão os oito finalistas da Região 5.


 


No sábado (27), após as performances nas Andaduras e os desafios com o gado na Mangueira e no Campo, Aurora Torena e Sargento do Itapororó, terminaram o dia no topo da tabela. Com as notas mais altas até o momento, é com essa vantagem que eles recomeçam a etapa conclusiva. Porém, como todo o crioulista sabe, até a conclusão da última corrida de vaca, tudo pode acontecer. E é exatamente isso que confere um toque ainda mais especial às seletivas do cavalo multifuncional.


 


Dessa forma, expositores e entusiastas da raça Crioula devem preparar o seu mate cedo e estar prontos para torcer por seus favoritos, pois a expectativa é grande na região Oeste do Estado. De acordo com o jurado José Francisco Pereira de Moura - que compõe o trio de avaliação junto com Ciro Manoel Canto de Freitas e Douglas Leite Gonçalves – o gado está impondo uma dificuldade extra, principalmente no aparte e na pechada.


 


Portanto, apesar do clima estar a favor dos competidores - diferentemente de outras regiões que tiveram a pista pesada e a chuva como adversários extras – nesta oportunidade em Santa Catarina o desafio a ser superado são os novilhos. “Esperamos que amanhã esses animais consigam confirmar suas performances e classificar bons candidatos ao Freio”, projeta.


 


A fase conclusiva da semifinal, que conta com a supervisão técnica do profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) Adolfo José Martins Neto, está marcada para às 9h20min.


 


Veja aqui a segunda parcial da seletiva.


 


Programe-se


Domingo – 28 de junho


9h20min – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h – Encerramento e entrega de prêmios


 


Veja também


 


Região 5 começa a disputa por mais finalistas ao Freio de Ouro


Ligeira Mapocho e Sargento do Itapororó começaram bem, saíram na frente em Santa Catarina ao puxarem a fila na etapa morfológica de mais uma Classificatória ao Freio de Ouro.  A fazerem isso, a fêmea da Cabanha Profecia, de São Paulo, abocanhou junto com o macho do condomínio Itapororó/ Santa Marta, do Rio Grande do Sul, a primeira liderança da seletiva que poderá definir no domingo mais oito finalistas à decisão na Expointer.


 


Portanto selecionadores e entusiastas da raça fiquem atentos, pois os próximos dois dias prometem ser decisivos para os crioulistas na Região 5. Tudo por que Chapecó/SC é a nona oportunidade de garantir a vaga na tão sonhada final do Freio de Ouro 2015. Usando a pista do Parque Tancredo Neves, 27 conjuntos iniciaram nesta sexta-feira (26) a busca pela chance de estar o seleto grupo que continua no páreo rumo ao título na arena do Assis Brasil, em Esteio/RS.


 


Primeira impressão aguça expectativa


De acordo com o jurado Ciro Manoel Canto de Freitas - que divide a responsabilidade de avaliar as 12 fêmeas e os 15 machos com Douglas Leite Gonçalves e José Francisco Pereira de Moura – a primeira impressão é a de que os candidatos têm boas chances de fazerem desta semifinal um embate bastante competitivo. “São animais de qualidade com ambas pontas destacadas. Por isso a expectativa é muito boa, o tempo está ajudando e eles parecem estar bem preparados”, adianta.


 


O julgamento recomeça neste sábado (27) com as notas das Andaduras e o desafio imposto pelo gado que irá testar as performances dos conjuntos na Mangueira e na Prova de Campo. Com o apoio do NCCC Oeste Catarinense, a semifinal conta ainda com a supervisão técnica de Adolfo José Martins Neto, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Organizado pela ABCCC, o Freio de Ouro tem o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Supra e Banrisul.


 


Veja aqui a primeira parcial da disputa.


 


Programação


Sábado – 27 de junho


8h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Fêmeas e Machos


14h – Mangueira – Fêmeas e Machos


15h30min – Prova de Campo - Fêmeas e Machos


 


Domingo – 28 de junho


9h20min – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h – Encerramento e entrega de prêmios