Logo -
sombra

Atestado negativo de Mormo será exigido durante a Expointer

18 DE JUNHO DE 2015 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Com as novas exigências para o trânsito equino no estado do Rio Grande do Sul, os expositores que pretendem levar seus animais para a Expointer 2015, em Esteio/RS, devem ficar atentos aos prazos para regularizar a situação de seus exemplares até o começo da maior feira agropecuária da América Latina, no final de agosto.


De acordo a determinação estabelecida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - atendendo à orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer movimentação de equinos em todo o território gaúcho requer o atestado negativo para Mormo.


A medida é necessária tanto para animais oriundos do Rio Grande do Sul quanto para exemplares que forem ingressar no estado gaúcho, sejam eles vindos de locais com incidência ou não da enfermidade. 


Como proceder


O aconselhável é que os interessados procurem fazer o procedimento com antecedência para agilizar o processo e ter tempo hábil de refazê-lo, em caso de resultado inconclusivo, e estar apto a participar da mostra. O exame tem validade por dois meses e custa em torno de R$ 80, valor que já inclui o envio à São Paulo, onde ocorre a análise. É importante ressaltar que a assinatura do documento e o procedimento de coleta devem ser feito somente por médicos veterinários credenciados ao Mapa.


Confira aqui a lista de laboratórios autorizados a fazer o diagnóstico da doença.


Uma vez identificada a enfermidade no animal, a propriedade onde que ele se localiza é interditada e todos os animais devem ser submetidos ao teste. Entre 30 a 45 dias após, é necessário ser feita a segunda prova. Em caso de um segundo resultado negativo, a propriedade será então liberada.


Toda a suspeita de ocorrência da doença deve ser imediatamente comunicada às inspetorias de defesa agropecuária para que sejam adotadas as medidas sanitárias adequadas.


O que é Mormo?


Mormo é uma doença infecciosa que acomete todo o tipo de equídeo.  A forma clínica apresenta sintomas como febre, úlceras na mucosa nasal, descarga nasal purulenta ou sanguinolenta, abscessos nos linfonodos e dispneia e a forma subclínica praticamente não há sintomas perceptível. A doença é uma das enfermidades de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, conforme a Instrução Normativa/MAPA nº 50 de 24/09/13.