Logo -
sombra

Serra Gaúcha garante novos finalistas ao Freio de Ouro em disputa acirrada

12 DE JUNHO DE 2015 - ATUALIZADA EM 15 DE JUNHO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Uma grande festa da família crioulista foi o que o público pôde conferir na Serra Gaúcha neste final de semana (12 a 14 de junho) quando com 50 conjuntos, 25 machos e 25 fêmeas, lutaram pelas tão sonhadas vagas. Com uma ótima pista coberta e integração de sobra, Caxias do Sul definiu mais oito finalistas à grande decisão do Freio de Ouro 2015. Em uma disputa parelha que começou as alternâncias nas posições do início ao fim, a Classificatória na Região Seis foi mais um sucesso de seleção da raça.


 


Com uma ótima estrutura, a chuva ficou longe da arena impedindo o clima de ser uma adversário extra. Proporcionando um ambiente em que os competidores puderam mostrar todas suas habilidades e competividade. O páreo na Serra Gaúcha foi tão acirrado que as primeiras posições foram definidas por poucos décimos de diferença.  A cada etapa, a ponta se renovava e deixava os nervos dos crioulistas à flor da pele a cada atualização na parcial. Até que Basca Patagonia e Quinchero de Santa Angélica fizeram as melhores corridas de vacas e garantiram a última e decisiva liderança.


 


Coroação de esforços


Para Lilinha Tellechea, da Cabanha Basca, a conquista de Basca Patagonia é a concretização de um ciclo em sua forma mais completa. “Ela já foi 4ª Melhor Fêmea na Expointer, todos os criadores querem ter um animal que esteja na Morfologia e no Freio”, afirma.


 


A vitória de Quinchero de Santa Angélica também foi comemorada pela família do criador João Manoel Cordeiro Costa, que falou da importância em unir trabalho, competência e também, paciência, para se alcançar grandes resultados. “A satisfação é que agora estamos no Freio e daqui para a frente vamos nos preparar para dançar a última valsa”, enfatiza.


 


No detalhe


De acordo com o criador Fábio Muricy Camargo, que dividiu a responsabilidade do julgamento das Fêmeas com Mauro Raimundi Ferreira e Vinícius Guedes de Freitas, a excelente estrutura oferecida pelo Núcleo dos Vinhedos e a cidade de Caxias do Sul foi muito importante para garantir boas performances. “A estrutura muito boa, a pista maravilhosa e gado de qualidade. Hoje se viu a vantagem de ter uma pista coberta para proporcionar grandes provas mesmo com chuva”, salienta.


 


Segundo o selecionador João Luís Arísio que avaliou os Machos, juntamente com Luís Martins Bastos Neto e Ricardo Matho Meabe, ao reunir muitos conjuntos com potencial para estar na decisão no Parque Assis Brasil a seletiva foi bastante acirrada. “Tivemos uma semifinal bastante disputada, na qual todos os classificados têm grandes chances na final do Freio de Ouro”, aponta.


 


O troféu de Ginete Destaque na categoria dos machos ficou com Garibaldi Maidana Ferraz que agradeceu o apoio obtido por todos os seus familiares e colegas. “Obrigado a minha equipe, a família e todos os que me ajudaram, pois sem isso eu não conseguiria nada”, fala. Já na divisão das fêmeas, quem levou o prêmio foi Fábio Teixeira da Silveira.


 


A semifinal na região 6 contou com o apoio do Núcleo dos Vinhedos e a supervisão técnica esteve a cargo de Marcelo Montano Coelho, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Realizado pela ABCCC, o Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Fergusson, Vivo, Supra e Banrisul.


Confira aqui o resultado final (ainda não homologado pela ABCCC).


 


Fêmeas


1º lugar


Basca Patagonia, filha de BT Haragano e Basca Dulcinéia, criador e expositor Mariana Tellechea Pinto e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana/RS


Ginete: Lindor Collares Luiz


Nota: 19,401


 


2º lugar


Baioneta da Maior, filha de JLS Hermoso e Quiguala de São Martim, criador André Ricardo Souto Maior, expositor Marlus Coelho, Cabanha Três Conejos, Curitiba/PR


Ginete: Cézar Augusto Schell Freire


Nota: 19,383


 


3º lugar


Amanda de São Pedro, filha Mackenna Guindo e Ricoleta de São Pedro, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Cabanha GAP São Pedro, Uruguaiana/RS


Ginete: Fábio Teixeira da Silveira


Nota: 19,380


 


4º lugar


Butiá Zagaia, filha de Butiá Olodum e Butiá Nevoa, criador Sementes e Cabanha Butiá Ltda, expositor Sementes e Cabanha Butiá Ltda e Cabanha Movimento, Cabanha Butiá e Cabanha Movimento, Passo Fundo/RS


Ginete: Fábio Teixeira da Silveira


Nota: 19,144


 


Machos


1º lugar


Quinchero de Santa Angélica, filho de Santa Elba Señuelo e Escrava de Santa Angélica, criador Paulino e Agenor Ávila Costa, expositor Ramiro e Déborah Madruga Costa, Cabanha Estribillo, Pedras Altas/RS


Ginete: Cézar Augusto Schell Freire


Nota: 20,801


 


2º lugar


Jaguar de Santa Edwiges, filho de Equador de Santa Edwiges e Xena de Santa Edwiges, criador e expositor Daniel Anzanello, Cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul/RS


Ginete: Milton Castro


Notas: 20,439


 


3º lugar


Curandero da Província, filho de Dom Carrasco do Purunã e Devereda Tupambaé, criador Martin Muricy de Faria Corrêa, expositor Ney Faria Corrêa, Cabanha Pedregulho, Vacaria/RS


Ginete: Garibaldi Maidana Ferraz


Nota: 20,250


 


4º lugar


Viragro Rio Bravo, filho de Viragro Rio Tinto e Capella La Pataya, criador e expositor Viragro Agropecuária Ltda, Cabanha A Tala, Dom Pedrito/RS


Ginete: Lindor Collares Luiz


Nota: 20,232


 


 


Leia também:


Caxias do Sul define quem volta ao páreo na Semifinal da Região Seis


Depois de muitas idas e vindas na tabela com 42 conjuntos e que se destacou pela alternância de posições nas duas divisões, Basca Patagonia voltou ao primeiro lugar e Curandero da Província assumiu a ponta entre os garanhões. A fêmea que disparou bem na etapa morfológica voltou à dianteira após as placas da prova de Campo, liderando o grupo composto por 10 éguas finalistas que voltam à pista do Parque de Eventos Festa da Uva neste domingo (14). Tudo para decidir quais as quatro estarão entre as classificadas. No lado dos reprodutores, Curandero da Província vinha alternando posições até levar a melhor na condução do gado e garantir a primeira colocação entre os finalistas.


 


Qualidade dentro e fora de pista


De acordo com um dos jurados da fêmeas, Mauro Ferreira, esta semifinal representa um momento ímpar no Ciclo no qual o cavalo Crioulo visita uma cidade importante do Rio Grande do Sul. Ao elogiar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo dos Vinhedos e sua sintonia com o poder público municipal, Ferreira parabenizou a entidade crioulista pelo empenho na participação do evento. “É uma boa classificatória e tem todas as condições para que os animais façam uma boa prova. É uma boa pista e um gado rápido, forte e parelho”, aponta.


 


Seleção acirrada


Sobre o desempenho das fêmeas, o avaliador deixa claro que o domingo promete fortes emoções ao público crioulista. “Os animais de performance mais completa começam a se destacar e se posicionar nos lugares mais altos. Sairá daqui um bom nível de éguas classificadas”, enfatiza.


 


Conforme um dos jurados dos machos, Luís Martins Bastos Neto, funcionalmente, a disputa entre os garanhões está bastante equilibrada. Assim, com um páreo acirrado, o olhar precisará se tornar ainda mais minucioso no desfecho desta semifinal. “Esta prova está bastante parelha, pois os 10 finalistas estão tendo bons desempenhos, então serão pequenos detalhes que poderão definir quem irá classificar”, afirma.


 


Decisão


O julgamento recomeça neste domingo (14) a partir das 9h20min com o segundo desafio na Mangueira. Na sequência, os conjuntos serão avaliados na prova de Bayard-Sarmento e a Prova de Campo encerra a seletiva até o meio-dia quando oito conjuntos poderão se garantir na decisão do Freio de Ouro 2015.


 


Confira aqui parcial da seletiva.


 


Leia também:


Começa a disputa em Caxias do Sul rumo a decisão do Freio de Ouro


 


Ao todo 49 conjuntos começaram travar uma nova disputa em busca de mais oito vagas na grande decisão do Freio de Ouro 2015. Nesta semana é a Serra Gaúcha, mais precisamente Caxias do Sul, que irá avaliar o desempenho dos 25 machos e das 24 fêmeas no páreo da Região Seis.


 


Na manhã desta sexta-feira (12), foi a fêmea Basca Patagonia quem puxou a fila na etapa morfológica. Entre os garanhões, Viragro Rio Bravo assumiu a primeira liderança. À tarde, os dois trios de jurados formados por Fábio Muricy Camargo, Mauro Raimundi Ferreira e Vinícius Guedes (Fêmeas) e Luiz Martins Bastos Neto, João Luís Arísio e Ricardo Matho Meabe (Machos) levantaram as primeiras placas do julgamento funcional na pista do Parque de Eventos Festa da Uva.


 


Mudanças de posições no primeiro dia


Em ambas as categorias a dianteira mudou após as notas das Andaduras. Na divisão fêmeas, Butiá Zagaia terminou o dia em primeiro, enquanto entre os machos Quinchero de Santa Angélica assumiu a ponta.


 


De acordo com o jurado Vinícius Guedes, o plantel de fêmeas apresentado possui um bom nível e as performances iniciais foram marcadas pela homogeneidade, por isso ainda é cedo para definir quais serão as possíveis classificadas. “Vi éguas muito parelhas na etapa da Figura, acredito que qualquer uma tenha chance”, enfatizou.


 


Boa pista reflete em boas provas


O jurado João Luís Arísio elogiou a qualidade da arena, que segundo ele, melhorou muito entre a credenciadora e a semifinal. “Não está pesada e por isso está proporcionando aos cavalos fazerem bons movimentos”, afirma ao parabenizar o trabalho feito pelo Núcleo dos Vinhedos.


 


Questionado sobre a atuação dos reprodutores, o avaliador destacou a qualidade do plantel no geral. Ainda assim confirmou que algumas performances se sobressaíram. “Um bom nível, com desempenho parelho, mas tem alguns expoentes”, completou.


 


A supervisão técnica do evento segue a cargo de Marcelo Montano Coelho, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Organizado pela ABCCC, o Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Supra e Banrisul.


 


Programação


13/06 (Sábado)


9h – Mangueira (Fêmeas/Machos)


14h – Prova de Campo (Fêmeas/Machos)


 


14/06 (Domingo)


9h20min –Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h – Encerramento e entrega de prêmios