Logo -
sombra

Araranguá/SC reúne crioulistas em Exposição Morfológica

06 DE JUNHO DE 2015 - ATUALIZADA EM 22 DE JUNHO DE 2015 | Redator: Kamilla Alves/ABCCC

O sul do estado de Santa Catarina reuniu criadores e entusiastas da raça na VII Exposição Morfológica da cidade de Araranguá. O evento realizado hoje (06), pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sul Catarinense contou com a participação de um total de 69 animais - 46 confirmados e 23 incentivos-, destacando a presença de animais do estado vizinho, Rio Grande do Sul, na mostra.


 


O parque de exposições Caverá Caldre Park ofereceu ao público uma excelente estrutura, possibilitando que os visitantes prestigiassem o evento com a vista previlegiada da arquibancada coberta do local.


 


Sob julgamento de Thiago Schilling de Ávila e responsabilidade técnica de Adolfo José Martins Neto, técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a exposição de alto nível e grande porte, teve que passar por cima de alguns detalhes. "O mormo, com certeza, atrapalhou a participação de alguns animais na prova. Se não fosse pela doença, chegaríamos a mais de cem animais", enfatiza Neto.


 


Porém, os grandes destaques do evento foram os animais de excelente genética e alto padrão funcional que estiveram nas pistas do parque. Entre as fêmeas, a potranca zaina Seresteira de São Manoel foi quem abocanhou os principais prêmios da competição. Além de ser escolhida como a Grande Campeã entre as éguas, levou para casa o prêmio de Melhor Exemplar da Raça. A disputa acirrada entre os machos foi vencida pelo Grande Campeão, El Barquero 13 Traful.


 


Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


 


Fêmeas


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça


Seresteira de São Manoel, filha de Santa Tereza Ambicioso e Ibiza de São Manoel; criador Ricardo Alvarez e expositor Monaliza Mezzari, Nobreza Crioula Administradora de Bens - Eireli, Morro da Fumada/SC.


 


Reservada de Grande Campeã


Mision Imposible 548 da Reconquista, filha de BT Lucero e BT Hera; criador Marcelo Tellechea Cairoli e expositor Marcelo Tellechea Cairoli e Vilmar Costa, Reconquista Agropecuária LTDA e Cabanha Naco da Estivinha, Alegrete/RS e Maracajá/SC.


 


3ª Melhor Fêmea


Amola Faca Fortuna, filha de JLS Hermoso e Canyon Rancagua; criador André Martins Narciso e expositor André Martins Narciso (Cabanha Santa Mônica) e Djalma Darela, São José do Cerrito/SC e Armazém/SC.


 


4ª Melhor Fêmea


Nuvencita da Charqueada, filha de Charque Lindo Nene e OEA Queimada; criador Jacó Edmundo Weiand e expositor Djalma Darela e Filhas, Cabana dos Lagos, Armazém/SC.


 


Machos


Grande Campeão


El Barquero 13 Traful, filho de Gigolo da Reconquista e Guaycuru La Iberica; criador Ricardo Galiocchio Kroef e expositor Agenor Nunes, Minaçú/GO.


 


Reservado de Grande Campeão


Monarca da Hulha Negra, filho de Bombardeio de São Cristóvão e Destemida do Vale Verde; criador Antônio José Alves de Macedo e expositor Geandré da S. Bernardino, da Estância Audit, Araranguá/SC.


 


3º Melhor Macho


PO Fogo de Chão, filho de BT Era uma Vez e La Castellana Beleza; criador Gonçalo Porto Silva e expositor Geandré da S. Bernardino, da Estância Audit, Araranguá/SC.


 


4º Melhor Macho


JI Maximus, filho de Hércules do Purunã e JI Fantasia; criadors Inês Nicoloso de Castro e expositores Oswaldo Guthiel e Hilda Goulart, da Cabanha Meia Volta, Torres/RS