Logo -
sombra

Exame negativo de Mormo será exigido para o ingresso na Expointer 2015

23 DE ABRIL DE 2015 - ATUALIZADA EM 23 DE ABRIL DE 2015 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Foi decidido na quarta-feira (22), em reunião no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, que o ingresso de equídeos na Expointer 2015 somente será permitido mediante à apresentação de resultado negativo para o teste de Mormo. A decisão visa prevenir o contágio e oferecer segurança durante a maior feira de agronegócio da América Latina, que ocorre entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro deste ano, em Esteio/RS.


 


Devido o aparecimento do foco de Mormo no município de São Cristóvão do Sul/SC, cuja confirmação foi publicada no Memorando Circular DSA 28/2015, várias medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio da doença, entre elas a exigência de exame negativo de mormo a todos os equídeos que participarão de eventos com aglomeração de animais (rodeios, provas hípicas, leilões, exposições, etc), conforme a determinação disposta na Instrução Normativa MAPA 24/2014.


 


Os estados que estão atualmente infectados com Mormo são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.