Logo -
sombra

Argentina escolhe seu plantel morfológico para a ExpoFICCC

06 DE FEVEREIRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 08 DE FEVEREIRO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A sexta-feira (6) na Sociedade Rural de Jesus Maria, na província de Córdoba, na Argentina começou muito promissora. Antes mesmo da definição dos primeiros finalistas ao Freio de Ouro em 2015 no final do dia, a comunidade crioulista local reuniu seus melhores exemplares para selecionar quais teriam a honra de representar o país na Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (ExpoFICCC). Até agora cerca de 56 já foram classificados.


Às vésperas de mais uma edição da tradicional mostra, as atenções dos quatro países participantes – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – estão voltadas à escolha dos plantéis que representarão cada nação. Sob a bandeira da casa deste ano, inicialmente 27 animais já haviam sido selecionados através de passaportes. O segundo lote foi definido na manhã desta sexta quando uma concentração com 93 candidatos resultou na disposição de outras 23 fêmeas e seis machos na disputa internacional.


Entretanto, como sede do evento, cabe aos anfitriões preencher também as possíveis vagas que não venham a ser preenchidas por outros países. Dessa forma, a previsão é de mais animais sejam escolhidos para integrar este time que poderá contar ainda com suplentes e cuja estimativa é de totalizar até 69 animais de criatórios argentinos. Entretanto, ainda não é hora de fechar a conta, pois mais Crioulos serão incluídos no seleto grupo através da Exposição Morfológica de Outono em Jesus Maria que será concluída no sábado (7).


Ao lado dos jurados Mariano Oneto, Felipe Ballester e o árbitro Raúl Etchebehere, o avaliador Julio Ballester destacou a superioridade das matrizes apresentadas no evento. Ainda assim, entre as fêmeas havia diferentes perfis. “Bom nível de éguas, algumas muito bonitas e menos preparadas e outras bastante preparadas”, observa. No julgamento dos machos, ele também elogiou a qualidade dos exemplares. “Cavalos de bom tipo racial, boa sela, estrutura e bem aprumados”, salienta.


 


Confira aqui a lista de animais que garantiram a chance de disputar a Exposição Morfológica da FICCC 2015.