Logo -
sombra

Tranqueadora Hasta Luego e Capanegra Martin Fierro lideram a Classificatória ao Freio de Ouro na Argentina

04 DE FEVEREIRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 05 DE FEVEREIRO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

 


As credenciadoras ao Freio de Ouro ainda estão acontecendo em todo o Brasil e também no Uruguai, mas na Argentina chegou a hora de escolher quais serão os oito candidatos ao título da modalidade em Esteio/RS. Ao abrir o circuito dessas semifinais, a seletiva no parque da Sociedade Rural de Jesus Maria - na província de Córdoba, na Argentina - tem a responsabilidade de apontar até a próxima sexta-feira (6) os primeiros finalistas ao Freio em 2015.


No primeiro dia da disputa, 28 exemplares entraram em pista em busca das notas mais altas vindas de um trio binacional de jurados. Responsáveis pelo julgamento das 16 fêmeas e dos 12 machos, os brasileiros Rodrigo Py e Jorge Rosas Demiate Júnior levantaram suas placas ao lado do argentino Carlos Cattani de forma que Capanegra Martin Fierro ficou à frente dos garanhões, enquanto a fêmea Tranqueadora Hasta Luego terminou o dia na ponta da fila entre as éguas.


De acordo com o jurado Carlos Cattani, a qualidade dos animais está bastante interessante em ambas as categorias. “Na Argentina o nível vai subindo sempre, tanto nos machos quanto nas fêmeas”, observa o avaliador que elogiou também o preparo dos exemplares e dos ginetes.


Sob a organização da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos da Argentina (ACCC) e o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a semifinal conta ainda com a supervisão técnica de Frederico Araújo.


A classificatória brasileira integra a programação da Exposição de Jesus Maria que inclui diversas provas hermanas, inclusive, uma mostra morfológica e uma concentração de animais destinada a definir os exemplares que representarão a Argentina na Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (ExpoFICCC).


Nesta quinta-feira, a agenda da semifinal continua com o julgamento das primeiras performances na mangueira e na prova de campo. Já na sexta-feira chega o momento mais esperado, quando serão conhecidos os primeiros candidatos a competir no Parque Assis Brasil pelo direito de subir ao pódio do Freio de Ouro 2015.


 


Veja aqui as notas parciais após a avaliação das andaduras. 


 


Programação:


 


5/2/2015 (quinta-feira)


10h30min – Mangueira


12h30min – Prova de Campo


6/2/2015 (sexta-feira)


16h30min – Mangueira II


17h30min – Bayard Sarmento/Prova de Campo II