Logo -
sombra

Competitividade em alta na credenciadora em Santa Rita do Passa Quatro

06 DE DEZEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 06 DE DEZEMBRO DE 2014 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A exemplo da exposição morfológica que teve recorde de participantes, a credenciadora mista de Santa Rita do Passa Quatro vem mantendo o clima de superação de expectativas. Além da forte receptividade do público, a qualidade dos exemplares na busca por vagas no ranking do Bocal de Ouro e da chance de continuar na rumo à decisão do Freio de Ouro em 2015, a seletiva está sendo um show de crioulismo. Na conclusão do segundo dia de disputas na Região 8, oito dos 15 machos seguem no páreo, enquanto seis das nove fêmeas voltam no domingo à pista da Estância Tamareira.


A seletiva realizada pelo segundo ano consecutivo na cidade do interior de São Paulo, começou na sexta-feira (5) com competidores de diversos Estados. Conforme o jurado João Luís Arísio, que divide a responsabilidade da avaliação com Leandro Amaral e Ciriaco Py, a prova começou equilibrada, porém a competitividade se acentuou nas performances com novilhos, quando o grau de exigência se intensificou. “O gado imprimiu um pouco de dificuldade, mas isso é comum e no geral e tudo está andando bem”, afirmou Arísio.


Entretanto, isso não foi impedimento para o macho Diamante do Encanto figurar com a média mais alta após as primeiras notas na Mangueira. Comandado pelo ginete César Augusto Shell Freire, o garanhão manteve o bom desempenho e finalizou o sábado na primeira posição.


Entre as fêmeas, Descoberta da Bela Aliança, comandada por Daniel Cunha se saiu melhor nas Andaduras e no primeiro contato com o gado na Mangueira. Mas ao cair da tarde foi Idêntica da Bela Aliança, sob as rédeas de Valdomiro da Rocha quem fez a melhor corrida de vacas e garantiu a ponta na prova de Campo.


 


Ansiedade no aguardo dos resultados no final da manhã de domingo


O julgamento recomeça neste domingo (7), às 9h, com a análise da desenvoltura de Bayard-Sarmento e as notas finais para o aparte e a pechada na Mangueira. Na sequência, a expectativa promete aumentar pela paleteada decisiva, quando as placas levantadas na prova de Campo definirão quais serão os credenciados neste final de semana na Região 8.


Organizado pelo do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, o evento conta com a supervisão do técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Heitor Cheuiche Coelho.