Logo -
sombra

ABCCC aplica correções no regulamento do Freio de Ouro

19 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Após o Conselho Deliberativo Técnico e a Comissão de Provas Funcionais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) se reunirem, foi decidido a reformulação do texto de dois artigos do regulamento do Freio de Ouro, artigos 46 e 96. As mudanças se referem à prova de Andadura e esclarecem dúvidas que, por um detalhe ou má interpretação, o ginete pode vir a não pontuar (nota zero) na prova. 


No artigo 46, no texto anterior dizia que o ginete deveria manter a rédea na mão. Com a modificação foi especificado que concluídas as andaduras, o cavaleiro deverá apear, afastar-se do contato com o cavalo mantendo somente uma rédea na mão, e logo após, montar em frente aos jurados, para que se avaliem a docilidade e a tranquilidade do animal. 


A segunda reformulação foi no parágrafo único do artigo 96 em que o texto foi refeito para eliminar a ambigüidade que existia. O parágrafo estabelece que ao final da prova de Andadura, ocorrendo a abertura das rédeas antes de desmontar ou após montar, o concorrente não pontuará em toda a prova de Andadura, e não só na etapa do galope. Essas modificações tem o objetivo de deixar mais claras as regras no regulamento e não acabar prejudicando o ginete em sua campanha na competição.