Logo -
sombra

Barra do Ribeiro/RS será sede da primeira prova a ranquear para o ciclo de Enduro

11 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A comunidade crioulista voltada ao endurismo já pode se preparar para a primeira oportunidade de ranquear no Ciclo 2015. Organizada conjuntamente entre a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), a disputa é válida como a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre de Cavalo Crioulo e do Campeonato Gaúcho Equestre Interraças. Marcada para os dias 28 e 29 de novembro, a competição que integrará concorrentes das raças Árabe, Mangalarga e Crioulo acontecerá na propriedade Recanto Borghetti, em Barra do Ribeiro/RS, a aproximadamente 46 quilômetros da capital gaúcha.


Na oportunidade será possível somar pontos tanto no Ranking da ABCCC quanto no Gaúcho. As tradicionais distâncias - 80km e 50Km - ranqueiam para ambas competições, enquanto os 30Km somente para o Ranking da ABCCC e os 45Km e 15km apenas para o Gaúcho. As inscrições variam de R$ 50,00 a R$ 100,00, conforme a categoria pretendida, e devem ser pagas no local da prova durante a retirada do colete e do cartão veterinário.


Os participantes poderão fazer o reconhecimento do trajeto, a partir das 14h do dia 28 de novembro quando as pistas estarão liberadas para visitação. No mesmo dia, já será possível fazer a inspeção veterinária inicial das 16h às 18h e efetivar a inscrição. A vistoria e as inscrições no evento continuam no dia seguinte das 7h às 10h. A competição contará ainda com um Júri de Honra formado pelo presidente da AGCA Leonardo Lamachia, pelo presidente da ABCCC, José Luiz Lima Laitano e Rodi Borghetti, do Recanto Borghetti.


Conforme o coordenador da Subcomissão de Resistência da ABCCC, Alexandre Selistre, a estimativa é de que esta seja a primeira de cinco provas de Enduro que irão definir os campeões de 2015, ano que contará ainda com a renomada disputa da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC). Além disso, a união de duas importantes modalidades em uma única divisão também se apresenta como um importante avanço rumo ao desenvolvimento da área. “Quando assumimos a Comissão de Resistência unindo Marcha e Enduro foi para fazer com que ambas cresçam em volume e repercussão”, enfatiza Selistre ao defendê-las como fundamentais para demonstrar os diferenciais do Crioulo e ajudar a expandir a raça. 


Mais informações e fichas de inscrições da raça Crioula podem ser obtidas com os organizadores, com Selistre pelo telefone (51) 9666-7277, com Christian Moreira em (51) 9623-2418 ou Rosane Collares em (51) 9888-8661. Os primeiros competidores a largarem são os dos 80Km, às 7h30min, e os dos 50Km às 9h30min.