Logo -
sombra

Confira as mudanças no regulamento do Freio de Ouro

08 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014

No mês de setembro, o ciclo 2015 do Freio de Ouro começa a movimentar a programação da raça e os crioulistas devem ficar atentos às mudanças de regulamento da modalidade que passam a valer já nas primeiras seletivas da prova. A definição das novas regras foi feita durante a reunião de avaliação anual, circuito de encontros que reuniu diretores, jurados e coordenadores de comissão na sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em Pelotas/RS, entre os dias 6 e 9 de agosto.


Confira a seguir as alterações feitas na normativa da prova e acesse também o regulamento completo e atualizado do Freio de Ouro


Credenciadoras Mistas


Nessa nova forma de seletiva, podem participar tanto animais inéditos quanto não inéditos, sendo que os animais se credenciam conforme a condição de cada um - ao Bocal de Ouro ou à classificatória regional. A nova opção de prova não inviabiliza a realização de Credenciadoras Abertas e de Inéditos separadamente.


Raia dos 30m


É obrigatória a fiscalização da raia dos 30m e do brete de largada pelo técnico supervisor do evento, o qual se pronunciará sempre a respeito de enforcamento de novilho na prova de campo, ficando a decisão final da penalização com os jurados.


Responsabilidade


Para participar das Classificatórias e da final do Freio de Ouro, cada animal precisa da nomeação de um veterinário responsável.


Exclusão da Lista 3


Nas Credenciadoras, o Núcleo que promove o evento escolherá dois jurados, sendo que pelo menos um deles deverá ser Jurado Efetivo, ou seja, da Lista 1. O outro poderá ser tanto da Lista 1 quanto da Lista 2. Já o terceiro jurado, obrigatoriamente integrante da Lista 2 (Jurados Auxiliares), será indicado pela ABCCC.


Antidoping


A critério da ABCCC, o exame poderá ser exigido a qualquer tempo, em qualquer animal concorrente do ciclo, inclusive em provas Credenciadoras.


Penalizações


Ocorrendo a abertura das rédeas ao desmontar e montar, o concorrente não pontuará em toda a prova de Andadura. Na prova de campo, não pontuará o concorrente que deixar o novilho cortar sua frente em qualquer ponto da condução do novilho ao fundo da pista. Também será penalizado o descanso exagerado entre os movimentos, e movimentos não previstos no regulamento da etapa Bayard-Sarmento.