Logo -
sombra

Final do Freio do Proprietário exibe evolução e superação dos campeões em pista

06 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2014

Após três dias de competição acirrada entre os melhores da modalidade, foram conhecidos neste sábado (6/8) os campeões do Freio do Proprietário no ciclo 2014. A disputa realizada no espaço do cavalo Crioulo junto a Expointer consagrou o trabalho de Vinícius Dal Piva da Silva e Debochado do Iguariaçá, vitoriosos na categoria Amador, e também de Anthero Sarmento e o garanhão tordilho Harmonia Trovador, conjunto vencedor na Master.


Bastante emocionado, Anthero Sarmento mal conseguia conter a alegria em sair da pista de Esteio com tantas vitórias. E não era apenas da conquista do primeiro e terceiro lugares de que ele estava falando, mas também da filha, Alice Borges Ferreira, que no comando de Trinta e Três Curanto ficou na terceira posição no Amador. “Levamos 50% do pódio. É um projeto que tenho e temos treinadores excelentes. Mas a nossa peculiaridade é de que nós mesmos montamos nossos cavalos”, salienta.


Depois de ter ganho duas vezes antes da modalidade se tornar oficial, a primeira vitória de Vinícius Dal Piva da Silva com Debochado do Iguariaçá veio em 2014 na Amador. O conjunto que já havia se saído bem no ano passado, mas devido a uma lesão o garanhão teve seu desempenho comprometido na edição anterior. Totalmente recuperado, neste ano o macho conseguiu mostrar o seu melhor e o resultado não poderia ser diferente, o lugar mais alto do pódio. “Este ano ele veio são e desde o início da primeira fase desempenhou bem seu papel. E isso só tem a engrandecer a minha equipe e minha família”, comemora Silva.


Superação reconhecida


O jurado Carlos Gonçalves Marques Neto - responsável por avaliar a decisão na companhia de Eduardo Freire Fernandes e Eduardo Neto de Azevedo - destacou o bom desempenho dos competidores. Com relação aos vencedores na categoria Amador, Debochado do Iguariaçá e Vinícius Dal Piva da Silva, Neto comenta ter ficado clara uma nova evolução do conjunto ainda na decisão. “Ele despontou já no começou e na fase final conseguiu melhorar ainda mais”. Questionado sobre o desempenho de Harmonia Trovador e Anthero Sarmento, ginete que também levou o terceiro lugar com Sendero do Pantano Grande, o avaliador tem opinião semelhante ao relatar que o conjunto também se superou nas últimas performances.


A dedicação dos finalistas também foi citada pelo coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Cléber Luiz Goularte da Silva, como uma das características responsáveis pela boa apresentação dos conjuntos em pista. Segundo ele, os competidores estão cada vez mais preparados e a disputa que ocorreu em pista só reafirmou o sucesso da modalidade. "Este ciclo, em termos de evolução, foi a maior que já teve. Tivemos uma grande disputa com grande alternância de posições e isso mostra o crescimento do preparo do proprietário", ressalta.


 


 


Confira o resultado:


Amador


1º Lugar


Vinícius Dal Piva da Silva montando Debochado do Iguariaçá


2º Lugar


Gabriel Gambogi montando Sapatilha do Purunã


3º Lugar


Alice Borges Ferreira montando Trinta e Três Curanto


 


Master


1º Lugar


Anthero Sarmento montando Harmonia Trovador


2º Lugar


Alexandre Álvares montando Altaneiro AA


3º Lugar


Anthero Sarmento montando Sendero do Pantano Grande