Logo -
sombra

Trio Tarumã vence a grande decisão da Campereada 2014

03 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014

Pouco mais de um minuto e 55 segundos foi o total de tempo que o trio vencedor do Campeonato Nacional de Campereada precisou para apartar e encerrar o gado na pista do cavalo Crioulo. A marca foi suficiente para superar os demais competidores que disputaram a decisão da modalidade, realizada na tarde desta quarta-feira (3/9), e também para resgatar a hegemonia conquistada pela cidade gaúcha de Júlio de Castilhos, detentora do título entre os ciclos 2008 e 2012.


Em uma disputa dinâmica, os ginetes Telmo Peixoto, na condução de Epopéia Tarumã, Fernando Horst conduzindo Hermosura Tarumã e Luiz Antero Peixoto montando Estampa Tarumã demonstraram toda a habilidade na lida com os novilhos, conquistando a vitória na prova e, consequentemente, a premiação no valor de R$6,5 mil.


Apesar da prova ser uma competição que muitas vezes requer uma percentagem de sorte, a experiência dos competidores em pista faz a diferença. O resultado  mostra também a evolução do trio vitorioso, classificado em 6º lugar na semifinal realizada em Cachoeira do Sul/RS, entre os dias 18 e 19 de julho.


A diferença do primeiro para o segundo colocado - de menos de dois segundos - comprova o nível de competitividade que conduziu a disputa. “Tivemos um nível muito bom, inclusive tendo aqui alguns dos melhores tempos das últimas edições da prova. Isso mostra que os trios estão melhorando na modalidade”, avalia o coordenador da Subcomissão de Campereada, Luizantero Peixoto.


O desempenho dos finalistas também impressionou os jurados da seletiva, Galeno Barros e Felipe Scherer. Para Barros, “os trios surpreenderam pelo baixo tempo alcançado pela maioria deles”. A qualidade dos novilhos foi outra característica positiva apontada pelos avaliadores. “O gado teve um ótimo comportamento e foi bem escolhido. Também é importante o fato de se ter dois lotes, o que possibilita o revezamento e garante o bom andamento da prova”, destaca Scherer.


O ciclo


Durante o circuito da prova, 777 animais passaram pelos 28 eventos da modalidade e, para chegar à final, os competidores tiveram que passar pela semifinal realizada na cidade de Cachoeira do Sul, entre os dias 18 e 19 de julho, onde foram definidos os 20 trios classificados para a seleção decisiva no Parque de Exposições Assis Brasil.


 


 Confira o resultado da prova:


1º Lugar


Telmo Peixoto montando Epopéia Tarumã, Fernando Horst montando Hermosura Tarumã e Luiz Antero Peixoto montando Estampa Tarumã 


2º Lugar


Candido Dutra montando Lembrança da Morada Nova, João Vitor Claus Dutra montando Norteña da Morada Nova e Ricardo Perez montando Orquídea da Morada 


3º Lugar 


Camila Lobato montando Ouro Preto de Santa Angélica, Rafael Quaresma de Ávila montando RZ Salvino da Carapuça e Everton Lobato montando Descoberta do Rebuliço