Logo -
sombra

Freio de Ouro 2014 define os últimos finalistas

30 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Estão definidos os últimos finalistas do Freio de Ouro 2014. Em uma disputa cada vez mais acirrada o campeão do ano passado, Cadejo da Maior lidera o grupo dos 14 machos que continuam em busca do grande título da raça, seguido de Harmonia Temprano. Entre as 14 éguas que voltam à pista neste domingo (31), Divisa de Los Campos assumiu a dianteira entre as fêmeas que até a fase anterior era protagonizada por Butiá Zagaia. Também nas primeiras colocações está Jotace Tranca.


Em um ano no qual a qualidade dos conjuntos surpreendeu ainda mais - e apesar de se ter pela primeira vez o atual campeão defendendo o próprio título - não há como apontar favoritos. Com isso, cresce a expectativa para conhecer quem serão os melhores deste ano. 


Qualidade e altas performances


De acordo com um dos jurados das fêmeas, Rodrigo Albuquerque Py, o nível elevado dos animais torna a disputa mais qualificada a cada prova o que coloca as de gado como os melhores termômetros de diferenciação. O excelente desempenho tanto dos ginetes quanto dos animais nas performances mais técnicas leva a disputa a um patamar onde somente os detalhes mais minuciosos irão separar os finalistas daqueles que irão para o pódio. “Com certeza é nas provas de gado onde surge o improviso e onde será decidida a final”, enfatiza.


Com opinião semelhante, um dos jurados responsável pela avaliação dos machos, César Habassa Hax, também disse acreditar que a imprevisibilidade da Mangueira e do Campo irá apontar os campeões. Ainda conforme Hax, os garanhões apresentaram se saíram melhor na primeira fase do confronto, o que confirma que as provas de gado hoje representam o teste mais exigente. Aliada à expectativa de ver animais importantes em pista, o que se pode afirmar com certeza é de que a arena Crioula promete fortes emoções neste domingo. “O que podemos afirmar é que esta será uma final de luxo, muito emocionante”, adianta Hax. 


Clique aqui e veja o resultado parcial completo. 


A única mulher em busca do título


Pela quinta vez em uma final do Freio de Ouro e pela terceira entre aqueles a lutar pelo título até a última paleteada, a uruguaia Soledad Ferreira é também a única mulher na competição. No comando da égua Tape Viruta, a ginete vê com muita alegria a garantia da vaga nas avaliações decisivas. E a estimativa para este ano não poderia ser melhor pois, diferentemente de outras seletivas quando a amazona chegou a comentar o receio diante das provas de gado, o preparo físico e o treinamento junto com Tape Viruta inverteram esse panorama. “Ainda não acredito. Para mim já é como se eu tivesse ganho o Freio. Ela (Tape) está indo muito bem na prova”, comemora a ginete ao reforçar a satisfação por estar confirmada entre os finalistas e ainda mais por ser a única representante do sexo feminino. 


Decisão


O domingo mais aguardado do Ciclo começa às 12h com a solenidade de abertura do Freio de Ouro. Na sequência, a prova de Mangueira, às 13h, dá início a etapa final de avaliações que contará com o julgamento da Bayard/Sarmento e a Prova de Campo.


Nas fêmeas, o julgamento está a cargo de Eduardo Móglia Suñe, Luiz Martins Bastos Neto e Rodrigo Albuquerque Py. Já o dos machos está sob a responsabilidade de Jorge Aginelo do Nascimento, jurado dos machos junto de Cesar Rabassa Hax e Luís Rodolfo Machado A supervisão da prova é responsabilidade dos técnicos da ABCCC, Ricardo Guazelli Martins e Luciano Correa dos Passos.As fases finais terão transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pela TV Com. O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Banrisul, Vivo e Nissan, além do apoio de Supra e Biscoitos Zezé. A promoção é da ABCCC e do Canal Rural.