Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Charles Fagundes

29 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Valéria Cunha/Especial ABCCC

Proprietário de um Centro de Treinamento em Carazinho, Charles Fagundes se encantou pela raça Crioula há nove anos, e de lá para cá a carreira do ginete não foi nada sossegada. Trabalho intenso, treinos e disputas foram traduzidos em classificações, prêmios e glórias.


O Freio de Ouro de 2014 tem mais um competidor, o ginete bajeense chega com toda sua disposição, uma ótima expectativa, duas éguas - Caratuva Alvorada e TJ Vanera - e o macho Elegante da Santa Juvita, capazes de disputar o mais célebre prêmio do meio Crioulo.


Confira a seguir a entrevista completa com o ginete.


 



Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Em 2005 conheci alguns amigos que criavam Cavalos Crioulos e também já participam do Freio.


Por que a decisão de ser ginete?


Comecei a trabalhar imediatamente, em 2006, e a treinar para o Freio e já em 2007 participei da minha primeira prova como aspirante, em Esteio.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Então, em 2007 ganhei como aspirante, em Esteio, e em 2008 participei das minhas primeiras provas profissionais, já que iniciei a credenciar. Em 2009 e 2010 participei do Freio de Ouro. Em 2011 classifiquei três animais, um deles, inclusive participou da grande final, o Guapa 72 do Cerro Velho, ficando com o 9º lugar do Freio de Ouro. Em 2012, fui finalista com cinco cavalos, e em 2013, com dois.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Quando classifiquei pela primeira vez com uma égua que realmente não estava cotada para os melhores resultados. Num primeiro momento não havia me dado conta da conquista alcançada, mas logo que comecei a receber parabéns e elogios percebi a grandiosidade do momento. Foi um grande passo. Comecei, a partir daí, a ser percebido, a mostrar meu trabalho como ginete, efetivamente.


Quais as expectativas para o futuro?


O pensamento agora está focado no agora. O Freio de 2014 está muito competitivo, com alto nível de trabalho. Tudo deve dar certo, esta é a minha expectativa. Estou aqui com duas éguas e um cavalo e confiante com osresultados.


  


Saiba mais sobre a série 


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.     


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.