Logo -
sombra

Cadejo larga na frente em busca do bi

28 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2014

A defesa do título de campeão do Freio de Ouro começou bem para Cadejo da Maior. O cavalo, exposto pela Santo Izidro e Ouro Fino crioulos, arrancou no topo da avaliação morfológica dos machos com a média 9,150. A categoria encerrou o primeiro dia de julgamento da final, 28 de agosto, que encerra no domingo 31, quando serão conhecidos os melhores da temporada.


Nas  posições seguintes ficaram Viragro Rio Bravo com a média 9, Balconero Flor do Tabulero com 8,250, Donde Estás 110 da Trovador com 7,883 e Harmonia Temprano com 7,833. Para saber as demais notas e acompanhar a atualização do julgamento em tempo real, acesse aqui o site da ABCCC.


A qualidade dos garanhões presentes em pista foi o grande destaque dessa fase inicial. Para surpresa dos jurados, cerca de dois terços dos reprodutores avaliados ficaram com média acima dos sete pontos, uma prova de que o equilíbrio e a uniformidade serão as principais características da prova – apesar do destaque na ponta da tabela.


“É um grupo bem seleto, bem preparado. Tem muitos animais bons, com notas altas e em condições de chegar na frente. Mas nada está definido, sabemos também que somente a nota morfológica não sustenta uma posição”, avaliou Jorge Aginelo do Nascimento, jurado da categoria ao lado de Cesar Augusto Rabassa Hax e Luis Rodolfo da Costa Machado.


Hax, inclusive, destacou que a evolução da raça, selecionada através do Freio de Ouro, possibilitou animais balanceados, funcional e morfologicamente. “Me chamou a atenção a apresentação extremamente qualificada dos animais, isso mostra que estamos trabalhando no caminho certo. A grande maioria dentro de um padrão excelente. E isso que estamos falando de reprodutores, com os quais temos uma exigência maior em relação às fêmeas”, completou.


Sequência funcional


A continuidade do julgamento da final do Freio de Ouro 2014 terá o início da fase funcional. Nesta sexta-feira, dia 29, a avaliação das Andaduras, do percurso da Figura e das Voltas Sobre as Patas e Esbarradas levará as fêmeas novamente à pista, a partir das 7h30min. À tarde será a vez dos machos.


Para saber como foi a avaliação morfológica das fêmeas clique aqui. O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Banrisul, Vivo e Nissan, além do apoio de Supra e Biscoitos Zezé. A Promoção é da ABCCC e do Canal Rural.