Logo -
sombra

Começo em alta na final do Freio de Ouro 2014

28 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014

A largada do julgamento da grande final do Freio de Ouro 2014 não poderia ter sido melhor. A avaliação morfológica, primeira etapa da decisão que teve início nesta quinta-feira dia 28, resultou em apenas nove das 48 fêmeas com nota abaixo de sete. Uma prova inconteste da evolução constante da seletiva e do alto nível dessa final. A decisão dos vencedores será na tarde de domingo, dia 31, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.


Nessa fase inicial, os conjuntos foram beneficiados pelo clima que contribuiu para um belo espetáculo. Em uma manhã ensolarada, com a presença de bom público no parque Assis Brasil, em Esteio/RS, foi ordenada a fila das fêmeas com a definição da primeira parcial. Em primeiro lugar está Igualita da Reconquista, de Maria da Glória e Marcelo Cairoli, com a média 8,5.


Na sequência, as fêmeas melhores pontuadas foram Divisa De Los Campos com média 8, Natividade Setembrina com 7,933, Emblema Bertolini com 7,773 e Escultura Gravatá com 7,767. Para saber a pontuação das demais participantes dessa final e acompanhar a pontuação atualizada da disputa, clique aqui.


Avaliação positiva


A uniformidade e o bom preparo das éguas foram salientadas pelos jurados que destacaram o equilíbrio morfológico da disputa. “A evolução do Freio de Ouro possibilitou também uma evolução no trabalho dos treinadores que, hoje, conseguem preparar os animais funcionalmente mantendo um equilíbrio morfológico muito bom e, acima de tudo, mantendo os animais saudáveis”, analisou Luiz Martins Bastos Neto, jurado da categoria junto de Rodrigo Py e Eduardo Suñe.


“Há uns cinco anos atrás nós contávamos o número de éguas acima de sete e hoje vemos que elas são maioria. Isso mostra que tem muitos animais com chances de chegar na ponta e que qualquer coisa pode acontecer. Certamente as etapas funcionais, principalmente as provas com o gado, serão decisivas”, ressaltou Py.


Programação segue


A agenda do cavalo Crioulo na Expointer está repleta de atividades. Até este domingo, 31, o Freio de Ouro centralizará as atenções e dos visitantes da feira com agenda que terá sequência já nessa tarde. A partir das 13h30min, tem início a avaliação morfológica dos machos, sob julgamento de Cesar Augusto Rabassa Hax, Jorge Aginelo do Nascimento e Luis Rodolfo da Costa Machado.


O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Banrisul, Vivo e Nissan, além do apoio de Supra e Biscoitos Zezé. A Promoção é da ABCCC e do Canal Rural.