Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Antonieto Rosa

28 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Valéria Cunha/Especial ABCCC

Nascido em São Jerônimo/RS, o ginete Antonieto Rosa, de 30 anos, trilha um caminho de êxito. Cresceu com sua paixão por cavalos guiando sua vida profissional. Planejou domar, conquistou a técnica. Desejou ser ginete, assim o fez. Traçou seu Centro de Treinamentos, e com ele já está em atividade, e mais do que isso, já colhendo os bons frutos, como a participação de quatro Cavalos Crioulos na grande disputa. A glória do Freio de Ouro só vem a brindar todos os seus triunfos.


A seguir confira a entrevista completa com o ginete.


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Nasci no campo. Fui criado em fazenda e desde muito cedo me apaixonei por cavalos. Com 15 anos, já domava e participava de rodeios. Porém, eu queria mais, queria me profissionalizar na doma e foi neste momento que busquei o Crioulo.


Por que a decisão de ser ginete?


Foi apenas consequência do meio. Acompanha as prova do Freio de Ouro e já fazia planos profissionais, até que, com 17 anos, decidi a treinar e, de fato, ser um ginete.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


No ano de 2006 foi a primeira vez que participei de um Freio de Ouro. Credenciei e já concorri a grande final com o cavalo Norte de Pai Passo.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


O ano de 2012 foi um ano muito bom. Domei a égua Crioula Tinideira do Purunã, que também foi Bocal de Prata, daquele ano, e conquistei o quarto lugar no Freio de Ouro. Foi um grande passo, uma grande vitória.


Quais as expectativas para o futuro?


Minhas expectativas estão direcionadas a 2014. Este ano será especial, pois é a primeira vez que disputo com animais treinados no meu centro, que leva o meu nome. Chego ao Freio de Ouro com quatro animais - os machos BT Trevo, PO Corazonazo, Data Venia Despejado e a fêmea HF Liberdade - e estou confiante.


 


Saiba mais sobre a série 


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.    


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.