Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Miguel Souza

27 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Valéria Cunha/Especial ABCCC

Casado com a veterinária Jordana Beal, 31 anos, e pai de duas filhas, Heloísa, de cinco anos, e Eduarda, de dois anos, o ginete bageense Miguel Souza, de 37 anos, coleciona experiência e reconhecimento pelo seu talento com Cavalos.


Desde cedo, Miguel foi dominado pelo gosto de domar e montar, e neste ano chega mais uma vez à disputa do Freio de Ouro, cheio de orgulho. "Foi uma campanha e tanto. Trabalhamos bem, fomos bem na Credenciadora e estamos aqui com quatro animais: o macho Vinhotinto dos Castanheiros e as fêmas Ubaldina dos Castanheiros, Xalana dos Castanheiros e Xerga dos Castanheiros, todos exemplares da Cabanha Castanheiros, de Pejuçara/RS. Eu só posso ter boas expectativas".


Confira a seguir a entrevista completa com o ginete. 


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Eu nasci na campanha, e com 12 anos fui passar uma temporada com meu irmão, que já trabalhava na Cabanha Cinco Salsos, do Cláudio Martins, e lá acabei cativado pela lida com os Cavalos Crioulos. Comecei a ajudar a cuidar os animais, logo aprendi a domar e quando percebi já era ginete.


Por que a decisão de ser ginete?


Era o caminho mais natural. Já estava domando, havia crescido na cabanha, buscava o aperfeiçoamento e me tornar ginete era o próximo passo. E foi o que aconteceu.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Em 1995 participei pela primeira vez do Freio de Ouro, e com a Devassa de Santa Angélica conquistei o quinto lugar. Foi muito emocionante.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Muitas vezes já participei do Freio de Ouro, mas meus melhores momentos contabilizam um Bocal de Ouro, em 2002, com a Invernada de Santa Angélica e o Freio de Bronze, em 2006, com Lontra da Castanheiros.


Quais as expectativas para o futuro?


Minhas expectativas estão direcionadas para o Freio de Ouro. Nosso ciclo de trabalho até aqui foi muito bom. Há um ano e meio voltei a trabalhar com a Cabanha Castanheiros e estamos aqui com quatro cavalos. Vinhotinto, Xalana, Xerga e Ubaldina, e todos eles com todas as possibilidades de chegar ao ouro. Estou confiante.


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Bocal de Ouro em 2002 e Freio de Bronze em 2006.


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.   


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.