Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Milton Castro

21 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Valéria Cunha/Especial ABCCC

A carreira de Milton Castro é literalmente brilhante. Foram sete as vezes que o camaquense, de 44 anos, levantou o primeiro prêmio da maior competição do Cavalo Crioulo. O ginete é o possuidor do título de maior vencedor do Freio de Ouro de toda a história da prova.


Pai de dois filhos, Juliano e Jucielen, e esposo de Marilaine, Milton sonhou em ser um grande ginete desde a primeira vez que viu a prova. As conquistas chegaram, uma a uma, premiando seu intenso esforço e a busca pela conquista de seus planos. Em 2014, junto ao JA Impecável, o ginete está novamente na grande disputa pelo Freio de Ouro, e a esperança é de que tudo aconteça na hora certa, e o primeiro lugar chegue novamente nas mãos de Milton.


Confira abaixo a entrevista completa com o ginete.


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Desde muito pequeno, lá pelos quatro anos, eu tenho o Cavalo Crioulo em minha vida. Quando criança sempre ficava na volta da minha família que já trabalhava com seu Maneca Viana, em São Lourenço do Sul.


Por que a decisão de ser ginete?


Desde que vi pela primeira vez a prova do Freio de Ouro, por volta de 1992, o sonho de ser ginete e campeão da competição tomou conta dos meus planos para o futuro.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Foram muitas tentativas, muitas provas, mas apenas em 94 participei pela primeira vez da grande prova. E foi nesta primeira vez, que ganhei meu primeiro Freio de Ouro, minha primeira grande vitória. Classificar já era algo muito especial, quando a premiação veio, então, foi a realização de tudo que sonhei.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Nestes anos todos que disputa, já se foram sete gloriosas conquistas do primeiro lugar. Em 94, 96, 2000, 2005, 2007 e 2011. Todas muito especiais e que fazem parte dos melhores momentos da minha carreira. No entanto, eu penso que no ano de 1996, quando eu participei com a égua JA Paloma e meu irmão, Nauro Castro, com a Nuvem de Santa Edwiges, e nós dois tivemos nossas conquistas, ouro e prata, foi um momento realmente especial, foi a consagração de um excelente trabalho em equipe.


Quais as expectativas para o futuro?


A expectativa é a imediata, para o Freio de 2014, que vou estar com o JA Impecável, que já foi Bocal de Prata este ano e que tenho trabalhado muito. A expectativa é que tudo saia bem, que tudo dê certo. Tenho bastante esperança que sim.


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Sete vezes Freio de Ouro (1994, 1996, 1998, 2000, 2005, 2007, 2011), Freio de Prata em dois ciclos (1996 e 1998) e Freio de Bronze em outras duas oportunidades (1997 e 1998).


  


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.  


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.