Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Márcio Maciel

19 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Valéria Cunha/Especial ABCCC

O Freio é de Ouro e o sonho de conquistá-lo, eterno. Para todo ginete, o objetivo da vida profissional é ser campeão. Nada será tão completo se, lá na grande prova, ele não for consagrado com o primeiro lugar. No entanto, para chegar até o topo, o caminho é longo, de muito trabalho e suor. 


Para Márcio Rodrigues Maciel, 33 anos, que disputará o Freio de Ouro de 2014 com a fêmea Sananduva do Salton e mais dois machos - Quatrilho do Purunã e Las Misiones Missioneiro - não é diferente. Esposo de Denise e pai de Arthur, de cinco anos, e de um bebê que chegará em janeiro de 2015, o ginete, que é de Santana do Livramento, começou ainda adolescente o gosto pelo Cavalo Crioulo. 


Confira abaixo a entrevista completa com o ginete.


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Aos 16 anos eu já competia as provas de Paleteada


Por que a decisão de ser ginete?


Logo vislumbrei um futuro nesta carreira. Em 2002, eu já me encontrava completamente dedicado aos cursos e treinos, com um único propósito, chegar ao primeiro lugar do Freio de Ouro.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro? 


No ano de 2005 foi a primeira vez que credenciei um cavalo e em 2009, com a égua Jasmin de Santa Adriana, do criador Elton Enick, conquistei, pela primeira vez, uma colocação de destaque: 4º lugar na repescagem e o 9º no Freio. Foi um momento e tanto. Emocionante.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Daí para frente os resultados do trabalho só melhoraram. No anos a seguir, sempre estive entre os 10 primeiros, e em 2012, tive meu momento glorioso e mágico. Novamente com a égua crioula Sananduva do Salton, da Cabanha Salton, de Dom Pedrito (RS), sai da prova com o primeiro lugar. Eu sabia que ela tinha potencial, que ela poderia andar bem, e que até poderia ganhar, mas a emoção quando realmente isto acontece é algo único, quase indescritível. Aquele momento foi ápice pra mim.


Quais as expectativas para o futuro?


Garanto que são as melhores. Neste ano, apostarei novamente em Sananduva e nos próximos, e “enquanto tiver força”, vou continuar trabalhando, disputando, por mim e por minha família.


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Freio de Ouro 2012, na categoria das fêmeas com a égua Sananduva do Salton.


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.  


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.