Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Gustavo Delabary

29 DE JULHO DE 2014 - ATUALIZADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2014

A série “Ginetes do Freio 2014” apresenta hoje Gustavo Loureiro de Souza Delabary.


Natural de Lavras do Sul/RS, o ginete já conquistou o Freio de Ouro na edição de 2004, com o cavalo LS Balaquero. Neste ano, Delabary procura, aos 35 anos, conquistar mais um grande prêmio da raça Crioula. Ele irá montar a égua Bandeira da São Crispim, classificada no município gaúcho de Bagé, e é o 1º Reserva, com Noitero da Marca Antiga.


Confira a entrevista completa com o ginete:


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Sempre gostei muito de cavalo Crioulo, porque minha família cria e eu cresci no campo. Pode-se até dizer que vem no sangue, porque a pessoa já nasce na volta do cavalo.


Por que a decisão de ser ginete?


Isso é algo que vem desde sempre. Eu tive a sorte que nem todos têm: cresci no campo, gosto muito de cavalos e tive e ainda tenho animais bons o suficiente pra chegar a uma final do Freio de Ouro, o que não é fácil devido ao alto nível de animais.


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Participei de uma Credenciadora em Passo Fundo, em 2003.


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Com certeza foi com o LS Balaqueiro, em 2004, quando vencemos o Freio de Ouro. É um cavalo bom e do qual gosto muito, foi um momento inigualável.


Qual é sua expectativa para o futuro?


Além de ser um cavalo muito bom, o LS Balaqueiro também nos deu produtos muito bons, por isso pretendo continuar trabalhando com descendentes dele. Ele tem ótimas filhas e eu pretendo continuar tentando chegar ao Freio com as filhas dele.


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Meu principal prêmio foi o Freio de Ouro que venci em 2004.


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade.    


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.  


 


Foto: Fagner Almeida