Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Fábio Teixeira da Silveira

25 DE JULHO DE 2014 - ATUALIZADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2014

O atual campeão do Freio de Ouro, ginete que montou a égua Oraca do Itapororó na grande final de 2013, é o personagem da série “Ginetes do Freio 2014” dessa sexta-feira. Fábio Teixeira da Silveira é natural de Soledade/RS e reside em Santa Cruz do Sul/RS. Aos 28 anos, o ginete já é vencedor de sete prêmios de Freio – entre competições da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC) e da Expointer.


Em 2014, Silveira irá rumo à final de 2014 com grandes chances: ele entrará em pista com seis animais durante o Freio de Ouro deste ano, tendo ainda classificado um cavalo na reserva. O ginete tentará alcançar mais um Ouro com duas fêmeas e quatro machos


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Eu deveria ter uns 3, 4 anos... Meu avô tinha uma fazenda e lá tinha os cavalos de serviço. Acho que esse foi meu primeiro contato com o cavalo em toda vida, faz mais ou menos 24 anos.


 


Por que a decisão de ser ginete?


Como minha família inteira é ligada a campo e animais, consequentemente eu também me criei assim, e sempre tivemos cavalos bons. Somos naturais de Soledade/RS, e quando fomos pra Santa Cruz eu comecei a gostar mais ainda de cavalo porque eu tinha amigos que corriam provas Jovens. Eu comecei a me interessar pela competição, também, e comecei a correr. Depois decidi tentar ir além. Comecei a correr animais nossos, de nossa propriedade, e deu certo. A partir daí, comecei a pegar animais de fora e sigo até hoje.


 


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Em 2003, participei de uma Credenciadora em Cachoeira do Sul/RS.


 


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


Quando conquistei meu primeiro Freio de Ouro, em 2008. O primeiro a gente nunca esquece, né?


 


Qual é sua expectativa para o futuro?


Ainda quero ganhar mais um Freio e melhorar cada vez mais. Pretendo trabalhar e seguir tentando conseguir sempre melhores resultados.


 


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Eu ganhei um Bocal de Prata em 2008 e dois Bocais de Ouro, um em 2012 e outro em 2013. Em 2009 conquistei dois Freios de Bronze da FICCC, e em 2012 também ganhei o Freio de Ouro da FICCC e um Freio de Prata. Em 2010 fui Freio de Bronze e, finalmente, Freio de Ouro em 2008 e 2013.


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade. 


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.