Logo -
sombra

Ginetes do Freio 2014: conheça Lindor Collares Luiz

22 DE JULHO DE 2014 - ATUALIZADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2014

A experiência de quem já esteve onze vezes entre os três melhores da seletiva mais completa da raça é o destaque de hoje (22/7) na série “Ginetes do Freio 2014”. Natural de Bagé/RS e atualmente residindo em São Gabriel/RS, Lindor Collares Luiz coleciona participações em finais da modalidade, da qual já foi Freio de Ouro em três oportunidades (2000, 2004 e 2010), Freio de Prata por quatro vezes (2004, 2005, 2009 e 2010) e, ainda, Freio de Bronze em outras quatro decisões de ciclo (2001, 2006, 2011 e 2013).


Com o histórico a seu favor, aos 43 anos Collares chega com força e competitividade ao final deste ciclo, sendo até o momento o ginete que mais levará exemplares para a decisão de 2014, com oito animais - cinco fêmeas e três machos - classificados sob sua condução. Além disso, a tradição de sucesso nas provas tem sido seguida pelo filho, Leonardo, de 15 anos, outro ginete finalista que vem se destacando nas pistas do Freio. 


 


Confira a entrevista completa com o ginete:


 


Como foi seu primeiro contato com o Cavalo Crioulo?


Foi domando cavalos de estância em Bagé/RS, mas não lembro em que ano foi. Já faz bastante tempo, no mínimo duas décadas. É algo que vem no sangue, o cavalo é nossa vida.


 


Por que a decisão de ser ginete?


Quando comecei a trabalhar com cavalos meu objetivo era ser um bom domador. A partir desse propósito, comecei a trabalhar com o cavalo Crioulo. Ainda assim, o “top” da raça é o Freio de Ouro, e para chegar até a competição é necessário ser ginete. Eu queria competir, então me tornei um ginete. Pode-se dizer que uma coisa levou à outra.


 


Em qual ano participou de sua primeira seletiva do Freio de Ouro?


Em 1995 participei de uma Credenciadora em Arroio Grande/RS.


 


Qual foi o melhor momento da sua carreira?


O melhor momento eu espero que venha agora. Tenho vários, mas hoje, além de estar em uma fase boa, tenho um filho correndo ao meu lado. Isso torna esse um dos melhores momentos, mas um momento importante mais particular foi o primeiro Bocal de Ouro do qual participei, que me levou ao meu primeiro Freio. Isso foi marcante. O primeiro não tem como esquecer.


 


Qual é sua expectativa para o futuro?


Pretendo encerrar minha carreira daqui a alguns anos, de preferência terminar em um nível alto e ter um sucessor em casa, que é meu filho Leonardo.


 


Quais foram os principais prêmios da sua carreira?


Três Freios de Ouro, em 2000, 2004 e 2010, e também um Freio de Ouro da FICCC, em 2011. 


 


Saiba mais sobre a série


Para chegar ao Freio de Ouro, um ginete precisa de muito treino e sincronia junto ao cavalo com o qual irá competir. Pelas 12 provas Classificatórias para chegar à grande final, passam mais de mil animais anualmente e apenas os 96 melhores têm a chance de mostrar suas habilidades na Expointer. 


Às vésperas do maior evento da raça, a série  “Ginetes do Freio 2014” apresenta ao público aqueles personagens que dividem suas vidas com o Cavalo Crioulo e passam meses trabalhando para que o animal alcance o nível desejado para chegar às pistas do Parque Assis Brasil ao final do mês de agosto, na grande decisão da modalidade. 


Ao acompanhar os perfis com os depoimentos dos ginetes finalistas da modalidade em 2014 será possível conhecer um pouco mais sobre cada um deles e compartilhar pontos importantes de suas trajetórias.