Logo -
sombra

Mais finalistas da Campereada são conhecidos em Cachoeira do Sul

19 DE JULHO DE 2014 - ATUALIZADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A tarde do sábado, 19 de julho foi bastante agitada para a comunidade crioulista próxima à região de Cachoeira do Sul/RS que concluiu em um só dia duas semifinais. Após a Classificatória ao Freio do Proprietário, chegou a vez da Campereada definir seus 20 finalistas à decisão da modalidade em Esteio, durante a Expointer 2014. 


Na semifinal que também utilizou a pista do Parque de Exposições Ivan Tavares, foi o trio formado por Tabuleta de Mostardas, comandada por Euclides Lemos, Andarilha de Mostardas, montada por David Lemos, e Zorra de Mostardas, conduzida por Alexandre Lemos que levou a melhor garantindo o primeiro lugar da seletiva.


De acordo com Euclides, que assim como os outros integrantes do grupo se encaminha para a quinta participação em finais da modalidade, quando o assunto é Campereada é preciso reunir três elementos fundamentais para ter sucesso: “É um conjunto, os ginetes, os cavalos e um pouco de sorte” diz o finalista ao reforçar que a partir de agora a intenção é intensificar o preparo para fazer bonito no Parque de Exposições Assis Brasil.


A disputa que teve 25 trios contou com a avaliação dos jurados Ciriaco Py e Eduardo Móglia Suñe, além da supervisão técnica de Carlos Marques Gonçalves Neto, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O Selo de Raça foi conquistado por RZ Taco da Carapuçça, de Luiz de Alencar Araripe Júnior. 


Pista e gado colaboraram


De acordo com Ciriaco Py, as boas condições de pista e o gado de qualidade foram elementos que contribuíram para os competidores terem uma boa desenvoltura. Quanto ao trio vencedor, a sintonia necessária para alcançar o topo da lista de classificados foi exatamente o que foi apresentado pelo ginetes. “O trio têm que estar bem entrosado e na campereada tendo técnica e sorte se vai bem longe”, enfatiza.


  


Confira aqui os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


1º lugar


Euclides Lemos montando Tabuleta de Mostardas, Euclides Lemos montando Andarilha de Mostardas e Alexandre Lemos montando Zorra de Mostardas


6 bois - 1’45’’90  


 


2º lugar


Cristiano Kinzel montando RZ Santana da Carapuça, João Carlos Nunes montando CJR Chinoca e André Gomes montando Tropeiro do Pantano Grande


6 bois - 2’24’’32


 


3º lugar


Dorival César Dutra montando Nativo da Morada Nova, Luiz Vaqueiro montando Destra da Turfa e André Gomes montando Data Venia Armada


6 bois - 2’28’’88