Marcha de Jaguarão é concluída com avaliação veterinária positiva
11 DE MAIO DE 2013
Foi com excelente avaliação veterinária que 22, dos 29 participantes, da 21ª Marcha de Resistência Antônio Joaquim de Lemos Piúma concluíram na manhã deste sábado (11) o trajeto de aproximadamente 750 quilômetros que foram percorrido em 15 dias pelas estradas empoeiradas do município gaúcho de Jaguarão. Com quase seis minutos de vantagem, o grande vencedor do desafio deste ano foi o conjunto natural da cidade sede formado por Silvano Albuquerque e a égua Paso Doble Sombra.
A tradicional prova teve início no dia 27 de abril no Sindicato Rural da cidade e contou com a participação de diversas cabanhas do Rio Grande do Sul que começaram a concentração 30 dias antes da largada. De acordo com o integrante da subcomissão de Marcha João Pedro Jacques, a resposta da cavalhada foi muito boa e mais uma vez a prova correu como era esperado, mostrando o que o cavalo Crioulo tem de melhor em resistência e rusticidade.
Para a profissional da Comissão Veterinária Rafaela Jacques, que acompanha a prova há quatro anos, o nível geral dos animais vem melhorando a cada nova edição. "Isto pela seleção apurada dos criadores e por consciência dos ginetes, que aprenderam a cuidar de cada pequeno detalhe das encilhas", avalia. Ainda conforme a médica, a desistência de alguns dos participante antes que haja lesão demonstra um respeito ao limite do animal montado, atitude considerada fundamental para a manutenção do bem-estar do cavalo.
Decisão na última etapa
Com cerca de um minuto de diferença entre as concorrentes, até a penúltima saída, na tarde da sexta-feira (10), três éguas brigavam pela primeira colocação da marcha. Na manhã de hoje, Albuquerque passou à frente e administrou a vantagem garantindo a vitória com um tempo final quase seis minutos melhor que o da segunda colocada Mariquinha da Seringueira, montada por Rogério Severo Gomes. Em terceiro chegou o ginete Selton Fonseca montando Jurubeba do Rincão da Querência.
Além dos primeiros colocados, também tiveram destaque Índio do Palomy como Melhor Lombo, Mariposa de Santa Elizabeth com Melhores Aprumos e a vencedora Paso Doble Sombra ficou como participante com melhores condições de seguir marchando. Silvano Albuquerque foi escolhido Melhor Ginete da prova.
Confira a resultado
1º lugar
Paso Doble Sombra, filha de Pajarito La Invernada e Perilha Sombra; criador e expositor Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, Estância São Luiz, Jaguarão/RS
Ginete: Silvano Albuquerque.
2º lugar
Mariquinha da Seringueira, filha de Brioso do Tacuarembó e Estampa Tropeiro; criador Milton Miranda Severo e expositor Ana Maria Severo Gomes, Cabanha Santa Adélia, Dom Pedrito/RS
Ginete: Rogério Severo Gomes.
3º lugar
Jurubeba do Rincão da Querência, filha de Jaguel La Invernada e Prática dos Cinco Salsos; criador Luiz Cézar Silva Rodrigues e expositor Luiz Humberto Silva Rodrigues, Cerro dos Quietos, Aceguá/RS
Ginete: Selton Fonseca.
Texto: Hélen Albernaz
Fotos: Alexandre Freitas
Encontrou algum erro? Comunique.