Logo -
sombra

Game Freio de Ouro levará a emoção da pista à internet

17 DE ABRIL DE 2013

Desta vez, o público crioulista vai trocar a rédea pelo mouse. O Game Freio de Ouro, idealizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região, já enche de expectativa o público crioulista que a partir de agora poderá viver as emoções da mais famosa prova de seleção do cavalo Crioulo não só nas pistas, mas em qualquer lugar, através da internet. A iniciativa de lançar um jogo baseado na prova partiu dos próprios criadores do Núcleo, liderados pelo presidente Cássio Selaimen, que sugeriram à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – detentora da marca Freio de Ouro - a proposta de criação do game através da empresa Flux, especializada na produção de entretenimento digital. No game, o jogador terá a possibilidade de gerar o próprio animal, acompanhar e administrar o seu desenvolvimento e treinamento específico e, finalmente, participar da seletiva. O game foi criado todo em 3D e a plataforma on-line possibilitará a criação de rankings e ainda a interação com outros usuários. Na evolução entre as etapas o jogador é submetido a uma experiência completa. Na primeira etapa é possível personalizar o animal através da escolha da cor do pelo e detalhes da crina e cola. Também nesta fase, o usuário é o responsável pelo manejo do cavalo e por gerenciar a sua alimentação. Em seguida é preciso conduzir o competidor ao treinamento e aperfeiçoar os seus movimentos. O desempenho nas primeiras etapas irá se refletir na nota morfológica do cavalo. Na continuação será preciso cumprir todas as fases funcionais, uma a uma, até a disputa de campo final. De acordo com o projeto apresentado pela Flux Games, o jogo Freio de Ouro será disponibilizado inicialmente em versão para a internet, que poderá ser agregada à redes sociais como o Facebook, e em um segundo momento está prevista a sua adaptação para o acesso móbile, com a opção de download em smartphones ou tablets. A versão inicial será lançada em parceria com o Canal Rural, contendo apenas as disputas de Mangueira, Bayard-Sarmento e Campo. Mais tarde a ABCCC disponibilizará o jogo completo. Ideia inovadora De acordo com estatísticas apontadas em pesquisas de mercado, como a realizada em setembro passado pela Newzoo, a adesão a games on-line teve um crescimento recente de 20% no Brasil. A enquete consultou 35 mil usuários de mais de 200 jogos. Além disso, a aposta em um tema como o Freio de Ouro – ainda não explorada no mundo dos games – tem tudo para garantir o sucesso da iniciativa. Muito mais do que a diversão, o game Freio de Ouro pretende aproximar mais os jovens e usuários da internet da cultura do cavalo Crioulo, agregar diferentes públicos, expandir a promoção da marca e da própria prova e ainda fortalecer a imagem da raça. Também está prevista para o futuro a expansão das opções do jogo através da monetização, com a venda de itens como alimentos especiais, acessórios para o cavalo e o ginete, cavalos prontos para a competição e ainda uma “segunda chance” para o jogador que pretende refazer alguma etapa.