Novo Inspetor Técnico: Pablo Luis Fracaro recebe a Marca do Cavalo Crioulo
10 DE DEZEMBRO DE 2024 | Redator: Lauren Fernandes/ABCCC
Nove nomes foram selecionados em processo seletivo
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) entregou, através do Superintendente do Registro Genealógico, Frederico Vieira Araújo, a Marca do Cavalo Crioulo para o novo inspetor técnico, Pablo Luis Fracaro. A concessão do instrumento de trabalho ocorreu nesta terça-feira, 10 de dezembro.
Fracaro é o último a receber a Marca em 2024, completando o grupo de supervisores recentemente credenciados. Ao todo, foram nove novos inspetores técnicos aprovados no processo seletivo composto por Prova Teórica, Avaliação Psicológica e Entrevista; Avaliação Prática em Campo e Avaliação Curricular. Eles estão aptos a realizar as atividades técnicas que lhe cabem junto aos criadores, como confirmação de exemplares da raça, resenhas, além do trabalho em provas e eventos oficiais do Cavalo Crioulo.
Retorno do processo seletivo
Após 10 anos sem realizar o processo seletivo para inspetor técnico, a ABCCC realizou no ano de 2023 a seleção. Foram 59 inscrições homologadas de vários locais do Brasil, onde nove foram selecionadas. Em 2024, eles receberam a capacitação e a Marca do Cavalo Crioulo. Conforme a Vice-Presidente Técnica, Patricia Guidoux Leal Wolf, o processo gerou uma grande demanda interna de trabalho e dedicação de uma equipe multidisciplinar, contando com alguns diretores. “Para que esse processo fosse mais transparente e claro possível, um processo que fazia muito tempo que a gente não fazia dentro da associação, praticamente 10 anos sem nomear, sem selecionar novos inspetores, então a gente procurou ter bastante cuidado e critério para que ele fosse feito da melhor maneira possível”, conta.
Observando o final do processo e a entrega da Marca do Cavalo Crioulo, Patricia destaca o sucesso da seleção. “Analisando agora os resultados que a gente conseguiu, eu acredito que a gente tenha sido bastante feliz nesse processo todo. Começaram praticamente 70 inscritos, passaram por quatro fases, sendo a primeira fase de análise de documentação, segunda fase uma prova teórica, terceira fase uma entrevista psicotécnica e depois então foram pra parte prática de campo, chegamos a nove profissionais, com amplas capacidades para atender diversas demandas que o Cavalo Crioulo tem hoje”, acrescenta.
Patricia ainda ressalta que os nove novos técnicos têm perfis diferentes. “Provavelmente vão buscar o seu espaço, cada nicho que a gente tem, acho que a gente encerra esse processo bastante satisfeito e com uma grande expectativa na qualidade do serviço que esses novos profissionais vão agregar ao corpo técnico do Cavalo Crioulo", frisa.
O Superintendente do Registro Genealógico, Frederico Araújo, destaca o encerramento do processo e início de atividade como inspetor técnico junto dos outros novos nomes. Araújo ressalta que Pablo vem para compor o time e é um profissional muito capacitado. “Muito qualificado, muito identificado com a raça, que cumpriu o seu período de estágio de uma maneira muito boa, com todos os requisitos, com uma avaliação dos colegas que foram acompanhados por ele sempre com elogio da conduta e profissionalismo do Pablo”, enfatiza.
Conheça Pablo Luis Fracaro, novo inspetor técnico da ABCCC:
Natural de Augusto Pestana, Região Noroeste do Rio Grande do Sul, Pablo Luis Fracaro, de 30 anos, é residente na cidade de Bagé. Ele é formado em Medicina Veterinária com Mestrado em Reprodução Equina. “Desde criança gostei e admirei as coisas do campo, em especial os cavalos. Durante a faculdade de Medicina Veterinária, em Bagé, um dos berços do Cavalo Crioulo, tive a oportunidade, através de colegas, amigos e profissionais, de me aproximar e a partir de então viver do cavalo e para o cavalo”, destaca.
Fracaro conta que está dando sequência à criação de Cavalos Crioulos, que era de seu sogro, na Cabanha São Gilberto, de Bagé, afixo Nobre. “Por vários anos desfrutamos de bons momentos em torno dos cavalos”, destaca. As diversas vivências com o Cavalo Crioulo são eternizadas na vida de Fracaro. Ele conta que um dos momentos que mais se emocionou, foi quando pode encilhar uma Égua Crioula e carregar sua filha, que irá completar um ano de idade. “A égua crioula era mansa, pude carregar minha filha comigo, pode ser simples, mas me emocionou bastante”, descreve.
Ainda de acordo com o novo inspetor técnico, trabalhar para a ABCCC é uma grande alegria. “Hoje me sinto lisonjeado em fazer parte do corpo técnico da ABCCC, me colocando à disposição para trabalhar e fazer o possível para contribuir com a evolução dessa raça que tanto nos encanta”, frisa. Para ele, seu novo cargo irá ajudar muito sua vivência na criação de Cavalos Crioulos. “Ajuda muito, pois estamos inseridos em dois pontos importantes, que alia a medicina veterinária específica de criação juntamente com os pontos técnicos que a associação orienta”, explica.
Sobre a sua participação no processo seletivo, Fracaro conta que a preparação foi intensa. “Foram momentos de bastante estudo e troca de ideias entre amigos, criadores e colegas”, conclui.
Encontrou algum erro? Comunique.