Logo -
sombra

Nacional da Working Cow Horse contará com participantes da raça Crioula

19 DE NOVEMBRO DE 2024 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

Oito exemplares e quatro ginetes campeões do Ciclo 2024 da Vaquero estarão disputando a Super Stakes na Nacional do Working Cow Horse, em São Paulo

 

Motivados pela confiança e potencial presente nos animais que conduzem, um convite foi aceite, a assim, quatro ginetes embarcam seus oito fieis Cavalos Crioulos, para uma jornada de mais de dois mil quilômetros com destino à uma das provas mais importantes da Associação Nacional de Working Cow Horse, a ANCH. Acreditando na aptidão de trabalho com o gado, presente no gene da raça Crioula, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, que inseriu entre suas modalidades oficiais a Vaquero/Working Cow Horse, ainda em 2023, motivou a comitiva para participar da prova.  Desempenhando papel importante junto a ANCH, que acredita mais ainda na potencialidade da novidade, abriu a visibilidade para a raça Crioula. “Tivemos um relacionamento muito bom, está sendo recíproco nossa troca. Em março fomos convidados para visitar a ABCCC, e assim abrimos nossas portas para receber o Cavalo Crioulo, que é uma raça que tem tudo haver com a modalidade. Tem sido um feedback e troca de experiências muito agradável”, destaca Roberto Rocha, Presidente da ANCH. Para o vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, o "casamento” Cavalo Crioulo e Vaquero é duradouro: “Bom, desde o lançamento da modalidade gerou curiosidade e muito entusiasmo pelos ginetes e criadores. A parceria com a Associação Nacional de Working Cow Horse reforça a aptidão da nossa raça em estar inserida nessa modalidade que tem tanto a evoluir e perpetuar ainda. Estamos engatinhando para um futuro muito promissor". 


 

Estreando um novo cenário

 

Recentemente durante a II Semana do Cavalo Maneca Costa, realizada no final do mês de Outubro na Arena do Cavalo Crioulo, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio, no Rio Grande do Sul, foram premiados os melhores conjuntos da Vaquero/Working Cow Horse, do Ciclo 2024. Entre eles Marcelo Bernardes Pereira (Campeão Categoria Potros), Adriano Armindo Strack (Vice Campeão Categoria Potros) e Fernando Andrighetti (Campeão Categoria Aberta), além do Coordenador da Subcomissão da modalidade, Eduardo Izack Mattas (Terceiro Lugar Categoria Potros). Nomes estes convidados a apresentar toda habilidade dos exemplares na pista do Haras NSG, em São Pedro, São Paulo, entre os dias 20 a 24 de novembro.


 

Com mais de dois mil quilômetros de estradas, quase vinte e cinco horas necessárias para deslocamento até o destino final, os primeiros três exemplares embarcaram na noite de sexta-feira, 15, em Itaqui/RS, fronteira com a Argentina, rumo a Viamão/RS, onde mais três animais juntaram-se à comitiva. Segunda parada: Cabanha Pavei, em Içara, Santa Catarina, onde os animais puderam descansar antes de seguir viagem e também onde outros dois exemplares completaram o time. No fim do domingo, 17, foi iniciado o trajeto final, e na manhã de segunda-feira, 18, as oito estrelas desembarcaram nas instalações paulistas. 


 

Apoiados pela Associação de Criadores, os conjuntos irão competir na Super Stakes, uma das três provas principais da ANCH (Potro do Futuro e Derby integram o circuito da Instituição). Nesta prova competem animais com quatro ou mais anos hípicos. Destacado pelo Coordenador da modalidade, Eduardo Izack Mattas o principal intuito é o intercâmbio de conhecimento entre competidores entre as raças. “A ideia do projeto em competir, entre as três provas principais da ANCH, contou apoio enorme da ABCCC, com a intenção principal de integração, aprender e principalmente trazer visibilidade para a raça dentro da modalidade. Credibilidade que a raça Crioula conquistou tem dentro da ANCH e tem tudo haver com o cavalo crioulo, que é um cavalo vaqueiro e capaz de muito", destaca Mattas.


 

CONFIRA A CIRCULAR OFICIAL DO SUPER STAKES DA ANCH 


 

PROGRAMAÇÃO 

19/11 – TERÇA-FEIRA
ENTRADA DE ANIMAIS A PARTIR DAS 8h 


 

20/11 – QUARTA-FEIRA

 TREINO LIVRE 


 

21/11 – QUINTA FEIRA

 8h – TODAS AS CATEGORIAS ABERTA 

22/11 – SEXTA-FEIRA

 8h – TODAS AS CATEGORIAS AMADOR