Logo -
sombra

Primeira fase concluída: veja quem avança para o domingo da Classificatória Gaúcha Norte

13 DE JULHO DE 2024 - ATUALIZADA EM 13 DE JULHO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

Um sábado (13) de definição do time de “domingueiros” através do desafio com o gado no Parque Liberdade em Rolante/RS. No aparte, pechadas, condução e retomada dos novilhos, nas etapas de Mangueira e Campo, os conjuntos que disputam a Classificatória Gaúcha Norte terminaram a primeira fase, momento que determina os 32 animais - 16 fêmeas e 16 machos - que seguem com chance de garantir vaga na grande Final do Freio de Ouro. No ranking até aqui, uma diferença muito próxima separa as colocações, o que deve garantir uma fase final de emoção e de competitividade acirrada pelo resultado final em ambas as categorias. 

 

>> Clique para ver as parciais da 1ª fase da Classificatória Gaúcha Norte 2024 <<

 

Escalando posições gradativamente no decorrer das etapas (de onde começou com 14ª nota morfológica), Capanegra Doña Guinda-Te chegou ao topo da parcial com 18,998 de média entre as fêmeas através do seu desempenho equilibrado e das placas 10 conquistadas em uma das corridas da prova de Campo que fechou esta primeira fase. Representando o seu criatório de origem, a Cabanha Capanegra de Dom Pedrito/RS, em sua genética a égua lobuna carrega sangue de grandes conquistas, com o pai consagrado em selo racial, Esquivado Calabassa-Te (Grande Campeão da Expointer em 2016 e 3º Melhor Macho em duas edições da Expo FICCC) e na funcionalidade da mãe, Capanegra Oña Guinda (Freio de Ouro FICCC 2015 e 4º lugar no Freio 2014). Formando o conjunto que alcança este resultado está o ginete Eduardo Weber de Quadros, com quem a exemplar obteve o credenciamento vencendo prova realizada nesta mesma pista, em Rolante/RS.

 

[direita da foto]

Líder 1ª Fase | Categoria Fêmeas

BOX 10 CAPANEGRA DOÑA GUINDA-TE 

R.P. 2473, B560383, NMGC 7, NASC 14/10/2018, FÊMEA, LOBUNA, 

POR ESQUIVADO CALA BASSA-TE(B418357) (PAI) E CAPANEGRA OÑA GUINDA(B270952) (MÃE) 

CRIADOR: FERNANDO DORNELLES PONS 

EXPOSITOR: FERNANDO DORNELLES PONS 

ESTABELECIMENTO: CABANHA CAPANEGRA, DOM PEDRITO-RS 

GINETE: EDUARDO WEBER DE QUADROS 

DOMADOR: EVERALDO DE SOUZA SILVEIRA

MÉDIA PARCIAL: 18,998

 

No grupo da categoria Machos, retomada da liderança por Basco Galileu-TE, cavalo gateado que largou na frente com a melhor nota morfológica e o máximo que se afastou do topo foi brevemente ocupando o segundo lugar no ranking. Mas a vantagem foi recuperada após os desafios com o gado, alcançando 19,726 de média, para o exemplar que participa de sua primeira temporada do Freio de Ouro em 2024. Apesar de estreante na modalidade, já acumula méritos de ser premiado morfologicamente, características herdadas do pai As Malke Sedutor-Te e da mãe Basca Água Benta, as quais já o levaram a participar de duas finais de Morfologia da Expointer, em 2022 e 2023. Representando nesta temporada os seus atuais proprietários, a Cabanha Legenda de Bento Gonçalves/RS, forma conjunto com o ginete Gabriel Marty. Credenciado através da prova realizada aqui mesmo em Rolante/RS, o exemplar já havia passado pela decisão dos inéditos, o Bocal de Ouro deste ciclo atual, no mês de abril.

 

[esquerda da foto]

Líder 1ª Fase | Categoria Machos

BOX 54 BASCO GALILEU-TE 

R.P. 1403, B579627, NMGC 6, NASC 29/08/2019, MACHO, GATEADA, 

POR AS MALKE TORMENTO-TE(B296959) E BASCA ÁGUA BENTA-TE(B450269) 

CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS 

EXPOSITOR: JUAREZ VANDERLEI DA CONCEIÇÃO 

ESTABELECIMENTO: CABANHA LEGENDA, BENTO GONÇALVES-RS 

GINETE: GABRIEL VIOLA MARTY 

DOMADOR: RODRIGO SABEDRA GIORGIS 

MÉDIA PARCIAL: 19,726


 

A organização do evento é da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), contando com a parceria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra. Dois trios avaliam os concorrentes desta semifinal: Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Rodrigo Rodrigues Teixeira no julgamento da categoria Fêmeas; enquanto a divisão dos Machos tem as notas determinadas por Douglas Leite Gonçalves, Luiz Martins Bastos Neto e Mateus Gularte da Silveira. A supervisão técnica da prova é de Thiago Andreolla Persici, profissional credenciado à ABCCC. 

 

FREIO DE OURO 2024: PAIXÃO QUE CONECTA

Patrocínio: John Deere, Banrisul, KTO, Florestal, Vetnil e Supra

Apoio: ABHB, Oviedo, Selas Dumont e RAM


 

Veja a programação:

14/07/2024- DOMINGO

8h - Início da Fase Final

(Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II)

Categorias Fêmeas/Machos

Na sequência, cerimônia de premiação