Logo -
sombra

Homenagem ao legado Marcheiro: definido o homenageado da 23º Marcha Anual de Resistência

01 DE JULHO DE 2024 - ATUALIZADA EM 01 DE JULHO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

No último sábado, dia 29 de junho, a cidade de Santa Vitória do Palmar foi palco de uma celebração emocionante para os entusiastas da resistência. A Marcha Anual de Resistência definiu os primeiros campeões do tripé de seleção da raça em uma cerimônia que exaltou a amizade, a rusticidade, a resistência e a recuperação do Cavalo Crioulo. Com o ciclo encerrado, a ABCCC já se prepara para a próxima edição, anunciando a figura que será homenageada dando seu nome à prova.

 

Seguindo a tradição, a ABCCC escolhe um nome de destaque, cujas contribuições são de extrema importância para a modalidade, para ser homenageado. Em 2025, a Marcha Anual de Resistência retorna ao seu berço, o município de Jaguarão, no sul do Rio Grande do Sul, e prestará uma justa homenagem a João Alberto Dutra da Silveira.

 

Figura que dispensa apresentações pela sua trajetória única em prol do Cavalo Crioulo, João Alberto teve grandes contribuições também para a modalidade resistência. Envolvido com a prova desde a primeira edição, que ocorreu em 1993, onde participou com o afixo Trevo, quando as provas, embora reconhecidas pela Associação, eram organizadas pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão. Além de participante, foi também anfitrião da disputa, a quarta edição da Marcha de Resistência ocorreu na sede de sua propriedade, a Estância Santo Antônio.. Grande entusiasta da resistência, seus feitos não se restringem apenas à sua participação nas provas.

 

Figura extremamente atuante, chegou ao posto de Presidente da Comissão de Marchas, onde sempre se empenhou para levar grandes delegações à Marcha FICCC. Comprometido, João Alberto Dutra da Silveira é um dos importantes nomes que ajudam no fomento e disseminação da modalidade, honrando os pilares da resistência que celebram o nosso cavalo. Por isso e por tantos outros feitos, a homenagem que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) presta a esta figura ilustre é mais do que justa. Que venha a Marcha Anual de Resistência João Alberto Dutra da Silveira!