Logo -
sombra

Raça perde músico nativista Luiz Carlos Borges, a voz do "hino do Cavalo Crioulo"

11 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 11 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Um ícone da cultura gaúcha e uma voz que enalteceu o Cavalo Crioulo em tantas de suas composições e interpretações nos deixou nesta quarta-feira (10).  É com pesar que Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e toda a sua comunidade recebem a notícia do falecimento do músico nativista Luiz Carlos Borges, aos 70 anos de idade.  O velório acontece nesta quinta-feira (11) no Theatro São Pedro, das 9h às 18h, e será aberto ao público.

 

Quantas vezes os versos como "Cavalo é crioulo porque é o padrão (...) Um sonho que se cria cada vez mais, no fundo da invernada do coração" foram ouvidos e cantados em coro a cada evento, a cada confraternização, a cada momento de exaltar a raça. A canção que se tornou um verdadeiro "hino do Cavalo Crioulo" ganhou vida na composição conjunta da parceria de Borges com o amigo de longa data e compadre, o criador, jurado e ex-presidente da Associação, Mauro Raimundi Ferreira, numa canção perpetuada como um dos símbolos do nosso cavalo. Além desta, outras conhecidas músicas que citam a tradição e história da raça Crioula, como "O Mouro e o Freio de Ouro", outra composição compartilhada pela dupla, ficam como um grande legado deste grande contribuinte para a cultura sul-rio-grandense e para a trajetória do Cavalo Crioulo. 

 

Luiz Carlos Borges deixa a esposa, Andressa Camargo, e cinco filhos (Luís Ariano, Naiana, Sibelle, Luizinho e Gregório), além de demais familiares e ainda a legião de fãs, admiradores e amigos feitos no mundo do Cavalo Crioulo. A ABCCC, em nome de toda a sua diretoria, colaboradores, sócios e toda a comunidade que forma o universo crioulista, envia as condolências e fazem questão de deixar sua homenagem e imenso agradecimento à parceria e a contribuição do grande Luiz Carlos Borges à cultura do nosso estado e do nosso cavalo.