Logo -
sombra

PALETEADA - HISTÓRIA

No ano em que completou três décadas como prova oficial da ABCCC, a prova de Paleteada segue demonstrando sua capacidade de unir amigos, familiares e desconhecidos para correr boi assim que a porta do brete se abre. Assim como mencionado pelo competidor Januário Fontoura Amaral, no livro de Renato Dalto “A Força da Paleteada”: “amigos e a cavalo não tem coisa melhor”. Nós te convidamos a “correr vaca” conosco para conhecer um pouco mais sobre a modalidade esportiva que vem se consolidando entre as provas com maior número de participantes  e que a cada ano conquista mais adeptos.

 

A História

 

A essência da modalidade esportiva vai muito além de uma dupla de cavalos montadas por dois ginetes correndo a extensão de um campo para alcançar um novilho que corre em disparada com o objetivo de realizar movimentos de condução e recondução. A sobrevivência estava em jogo. Pois, se o cavalo não alcançasse o boi, o alimento escapava pela vasta dimensão de campo e se tornava inalcançável. Assim, se construiu as raízes de uma aptidão vaqueira tão presente nestes pagos.

Fundada em um princípio básico de companheirismo de que “ninguém corre sozinho”, a Paleteada se constrói como uma prova em que os a dupla “corredora de boi” precisa de um certo nível de entrosamento e, quando falamos em entrosamento, não estamos nos referindo somente aos ginetes. É o conjunto, começando pelos cavalos e cavaleiros. Ambos necessitam de conexão para alcançar uma condução em que se tornem um só, possibilitando que em poucos segundo desenvolvam movimentos conduzindo e reconduzindo o gado na paleta do cavalo. 

 

O que é a prova de Paleteadas? 

 

Após o pedido de “porta” as duplas tem como objetivo paletear o bovino pelo percurso demarcado, onde são avaliados o domínio da dupla sobre o bovino, a velocidade dos cavalos e a submissão destes aos ginetes. Se o boi, ou qualquer um dos componentes, passar por fora, pular ou bater nos fardos que demarcam a área de prova, a nota será pela pontuação obtida antes dessa porteira, e a prova será encerrada. As duplas são avaliadas  prova os jurados avaliam os movimentos de condução, retomada e recondução em relação ao novilho.  

Acesse aqui o regulamento da Prova para saber mais sobre a modalidade.

 

Curiosidades 

  • Nesta sessão você fica por dentro de algumas curiosidades sobre a modalidade: 

  • A Copa Strassburguer, que depois passou a se chamar Final Nacional de Paleteadas, aconteceu em 1993 e foi vencida pela dupla João Alberto Dutra da Silveira e João Carlos Passos, de Jaguarão; 

  • Na primeira final com as provas já incorporadas ao calendário de provas oficiais da ABCCC, a modalidade trouxe uma inovação para a época: a inclusão das categorias femininas e infantis na disputa; 

  • A primeira a dupla vencedora em 1994, foi formada pela criadora Marcia Linhares e pelo ginete Henrique Acosta;

  • Você sabia que as Paleteadas tem um dialeto próprio? Exatamente, durante a execução dos movimentos os competidores como se estivessem “conversando” com o boi. Sim, uma língua própria entendida somente por aqueles que são apaixonados pelas corridas de vacas.