Logo -
sombra

Disputa ao Freio de Ouro 2015 se acirra com as performances do segundo dia

27 DE AGOSTO DE 2015 - ATUALIZADA EM 28 DE AGOSTO DE 2015 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Ao todo 51 fêmeas e 53 machos estão de volta à arena Crioula do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, nesta sexta-feira (28) para seguir em busca do título do Freio de Ouro. Pela manhã, as primeiras placas do julgamento funcional foram levantadas para as éguas que já demonstraram as suas performances nas Andaduras.


 


O panorama entre as fêmeas


A primeira a assumir a dianteira da final 2015 foi Igualita da Reconquista, ainda na etapa morfológica na quinta-feira (27). Já nas notas iniciais do desafio funcional, foi o desempenho de Jotace Utopia que iniciou na frente. Até a atuação de AS Malke Safira que a ultrapassou e se tornou a mais nova líder – ao disparar da oitava para a primeira posição na conclusão da participação delas no segundo dia. O julgamento continua com a avaliação do desempenho dos machos nas Andaduras. Em breve, mas informações e a cobertura completa.


 


Leia também:


Chegou o momento tão aguardado por competidores, criadores, proprietários e entusiastas. Nesta quinta-feira (27), com o julgamento da etapa morfológica, foi dado início a final do Freio de Ouro na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.  


 


Após a ordenação das filas, quem larga na frente entre as 52 éguas finalistas é a zaina Igualita da Reconquista, animal de propriedade da Reconquista Agropecuária Ltda. Na avaliação, a égua manteve a média morfológica que garantiu sua classificação: com a nota 8,60. 


 


Já entre os garanhões, a liderança parcial foi conquistada pelo colorado Farrapo da Maior, cavalo exposto por André Ricardo Souto Maior. O exemplar já tinha alcançado a melhor avaliação de conformação no ciclo de semifinais, portanto se mantém no mesmo nível apresentado no decorrer da temporada.


 


Cobertura e transmissão


 


Neste ano, todas as finais da raça contam com transmissão online, ao vivo, através do nosso site. A apresentação é do jornalista Gauilherme Hamm e os comentários do Freio de Ouro estão a cargo do superintendente do Setor de Registro Genealógico, Rodrigo Teixeira (na etapa morfológica), e dos técnicos credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Thiago Persici e Rodrigo Py (etapas funionais).


 


A cobertura completa você também pode conferir em nossas mídias sociais. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.


 


A decisão


 


Contando com participação de 105 exemplares, divididos em 52 fêmeas e 53 machos, a final da seletiva mais completa da raça teve início nesta quinta (27), dando início a programação da raça na 38º Expointer, e se estende até o domingo (30), quando serão conhecidos os grandes campeões do ciclo da modalidade.


 


O levantar de placas está na mão de dois trios de jurados. Francisco Martins Bastos Sobrinho, Jorge Rosas Demiate Júnior e Lauro Varela Martins são os responsáveis por avaliar a categoria das fêmeas. Já o grupo de garanhões compete sob o julgamento de André Luiz Narciso Rosa, Eduardo Neto de Azevedo e Fábio Muricy Camargo.


 


A supervisão técnica do Freio de Ouro está a cargo de Rafael Fagundes Sant’Anna e Ricardo Guazelli Martins, profissionais credenciados à ABCCC.


 


Confira a programação:


 


27/8/2015 (quinta-feira)


21h - Leilão Estância Vendramin (Trajano Silva)


 


28/8/2015 (sexta-feira)               


7h - Andaduras/ Figura/ VSP/ Esbarradas (Fêmeas)


12h15min - Andaduras/ Figura/ VSP/ Esbarradas (Machos)


18h - Lançamento do livro Dez Momentos (Sessão de autógrafos autora Ana Sparz - Loja Cavalo Crioulo)


21h - BT a marca da Função (Parceria, Premier Leilões e Tellechea e Bastos)


 


29/08/2015 (sábado)


8h - Prova de Mangueira I (Fêmeas e Machos )


14h - Prova de Campo I (Fêmeas e Machos )


21h - Remate Anual Cabanha Santa Angélica (Trajano Silva)


 


30/8/2015 (domingo)   


12h - Solenidade de abertura do Freio de Ouro


13h - Prova de Mangueira II


14h45min - Prova Bayard/ Sarmento


15h30min - Prova de Campo II


17h - Entrega de prêmios


21h - Edição Especial Reconquista (Premier Leilões e Mape Leilões)