Conheça os jurados da Paletada Nacional na Expo FICCC
08 DE MAIO DE 2018 - ATUALIZADA EM 09 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC
Além das diversas provas internacionais que preenchem a programação da Expo FICCC 2018, o evento ainda terá provas de Paleteada Nacional. A dupla de jurados indicada para o trabalho é formada por Ciro Manoel Canto de Freitas e Renato Dotto Gonçalves Filho. Confira abaixo o perfil dos avaliadores!
Ciro Manoel Canto de Freitas
Jurado de provas da raça há quase 30 anos, Ciro Manoel Canto de Freitas é proprietário da Cabanha São Marcos, de Alegrete/RS. Ligado à raça desde criança, já que nasceu em uma família crioulista, Freitas começou a carreira julgando uma Credenciadora em Camaquã/RS e desde então aperfeiçoou o ofício de avaliador.
Recentemente fez parte do time de jurados do Bocal de Ouro e agora chega à Expo FICCC para garantir o alto nível da Paleteada brasileira. A exposição internacional, além de contar com Freio de Ouro, Movimento a La Rienda e Morfologia, ainda tem a Paleteada Argentina em sua programação. Ciro, portanto, é um dos avaliadores brasileiros que buscarão garantir a excelência dos crioulos nacionais.
Renato Dotto Gonçalves Filho
Assim como a maioria dos jurados da Expo FICCC, Renato Dotto Gonçalves Filho teve seu primeiro contato com a raça Crioula ainda criança. Natural de São Gabriel/RS, aos quatro anos frequentava a estância de um tio que criava crioulos. Começava um vínculo forte que se fortaleceu aos oito anos, quando ganhou a primeira égua da raça.
Um dos pontos altos da trajetória de Renato veio em 2007, quando tornou-se jurado. Outro ponto alto da carreira chega em 2018, quando o crioulista será jurado da Paleteada Nacional realizada durante a Copa do Mundo do Cavalo Crioulo. “É motivo de grande satisfação ser um dos jurados escolhidos para o evento, onde estarão as melhores duplas de cada país concorrendo em alto nível”, aponta.